sábado, setembro 29, 2007

O Benfica-Sporting e outras histórias.

Hoje tenho um casamento e por isso não vou poder ver o Benfica-Sporting. É o primeiro Benfica-Sporting que eu não vejo em directo, em muitos, muitos anos.
A fotografia deste post é de um dos mais amargos derbis que vi na Luz. Estavamos na penúltima jornada do campeonato 85-86 e o Benfica à frente do Porto. Só que nesse dia, o Sporting ganhou 2-1 na Luz e o Porto ganhou 1-0 em Setubal com um golo do Futre. O Porto foi campeão e no ano seguinte ganharia a Taça dos Campeões Europeus.

Mas nas memórias dos meus derbis, lembro com especial nostalgia, o primeiro, a 1 de Novembro de 81. No banco do Benfica, o húngaro Lajos Baroti, que tinha sido campeão no ano anterior. O Sporting seria campeão, com o trio Manuel Fernandes, Rui Jordão e António Oliveira a dominar o campeonato. O resultado foi 1-1. Ainda só havia o 3º anel "antigo" e o Estádio da Luz estava a abarrotar.
Oliveira marcou aos 24, o inevitável Nené empatou aos 32, e assim ficou. O árbitro foi um dos míticos árbitros dessa época: Raul Nazaré, de Setúbal.
No lugar cativo do meu pai, debaixo do 3º anel, sector C, número 29 da terceira fila a contar de cima, vi o meu clube apresentar-se com Bento, Antº Bastos Lopes, Alberto Bastos Lopes, Frederico e Álvaro. José Luis, Shéu e Veloso. César, Nené e Folha (!).
Ainda jogaram Paulo Campos e Jorge Gomes.
O Benfica tinha muita gente lesionada: Humberto, Carlos Manuel, Filipovic, Pietra, Alves, Chalana...pelo que o empate foi o possível! Na segunda volta em Alvalade foi aquele jogo em que o Bento se passou e deu um murro no Manuel Fernandes!
Igualmente inesquecível foi um Benfica-Sporting que vi na penúltima jornada da época 82-83, a festa de mais um título. 1-o na Luz, com um festival de Fernando Chalana, um penalti de Jordão que Bento defendeu, e um de Bento que Meszaros defendeu também. Foi a melhor época que já vi o meu clube fazer. O melhor futebol, com Erickson na sua 1ª temporada. Eis uma das imagens dessa época (mas não deste jogo):

(Foto daqui)

No dia 29 de Maio de 83, lá estive na Luz, deslumbrado, á espera da possibilidade de subir a rede para entrar no relvado no fim do jogo (um sonho!) e levar para casa um pedaço de relva (que ainda hoje guardo).
A equipa desse dia foi um pouco diferente da que aparece na fotografia:
Bento, Veloso, Humberto Coelho, Antº Bastos Lopes e Álvaro. José Luis, Carlos Manuel, Shéu e Chalana. Diamantino e Filipovic. Também jogaram o Nené e o Alves. Stromberg estava lesionado. Chalana marcou o único golo. Repito: o melhor Benfica que já vi foi nessa temporada.

Outro derbi de que me lembro bem, porque foi mais um jogo de consagração aos novos campeões foi em Maio de 87. Fez-se a dobradinha nesse ano, e nada o fazia prever pois o FCP era super favorito...
Com Vitor Correia a apitar, o jogo foi, uma vez mais, à penultima jornada. 2-1 para o Benfica , com golos de Chiquinho Carlos e Nunes. O do SCP marcou Mário Jorge. O Benfica jogou com Silvino, Veloso, Edmundo, Dito e Álvaro. Diamantino, Shéu, Carlos Manuel e Nunes. Chiquinho Carlos e Rui Águas. Jogaram também Zivkovic e Wando.

Um outro marcante, que ainda noutro dia revi na RTP-Memória foi em Dezembro de 88. O Benfica entrou em campo com umas camisolas a dizer "Não à Droga", no ano em que Hernâni seria apanhado no anti dopping...
Nesse dia foram 2-0 para podiam ter sido bem mais, tal o domínio.
Toni era o treinador, Jesualdo Ferreira o adjunto. A equipa:
Silvino, Veloso, Mozer,Ricardo e Fonseca.
Vitor Paneira, Hernâni, Diamantino e Pacheco.
Lima e Magnusson.
Elzo e Abel Campos foram suplentes utilizados nesse jogo.

Muito mais tarde, este derbi marcou-me muito também.

E finalmente...este, claro.

Hoje vai ser mais um jogo que, digam o que disserem, é sempre especial.
Tenho pena de não poder ir, mas a certeza de sempre: é para ganhar!

18 Comments:

At 11:54 da manhã, Blogger Papoila said...

Pedro, desculpa lá qualquer coisinha, mas...
SPOOOOOOOOOOOORTNG!!!!!
:DDDD

 
At 12:04 da tarde, Blogger João Bizarro said...

Estive nesse derby de 87, na penultima jornada. Grande festa. Foi o jogo do titulo. E 15 dias depois estava no Jamor a ver a final que o Diamantino ganhou pra nós contra a mesma equipazinha.

 
At 12:46 da tarde, Blogger Cavaleiro da Fome said...

Com o Henriques é garantido! Também foi a pedido desta vez? Qual será o nome do apito?

 
At 1:22 da tarde, Blogger snowgaze said...

Bons tempos em que os calções dos jogadores deixavam ver as pernas... Isto agora não tem metade da piada.

 
At 4:46 da tarde, Blogger el niño rosso said...

Em que o Bento se passou e com razão. Se fosse comigo tinha-lhe ido ao cu sem escada.
Benficaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...

 
At 10:06 da tarde, Blogger Lady of Rohan said...

Olá Pedro,
Nao sei se ja conheces esta menina!
http://www.youtube.com/watch?v=r43yCiKlbCo
Afinal alguem no mundo sabe onde fica portugal... mesmo com 23 meses

continua desse lado

t

 
At 1:03 da manhã, Blogger Pedro said...

Pois é Pedro. Lá estivemos no casamento do grande NC e sem televisão ao pé. Ouvir o jogo pela rádio dá cabo do coração a um gajo...

Lá empatamos...enfim...quarta feira há mais.

PS: Eu era aquele giro q estava acompanhado pela loiraça q se meteu ctg por causa do guarda chuva!!! O Gonçalo é um espectáculo!!!

 
At 1:36 da manhã, Blogger bitter_sweet said...

Ui, tanto espaço de memória ocupado com nomes e campeonatos! (Na sua maioria ganhos pelo FCP. E enquanto uns se distraem com velhas memórias os dragões vão marcando)

 
At 2:04 da manhã, Blogger Dina said...

Pelos vistos ficou apenas na vontade...porque golos foi coisa que não se viu por aquelas bandas. A haver teria que ser para o Sporting...

 
At 4:21 da tarde, Blogger mghorta said...

Também estive no derbi acima, ali tinhamos uma equipa de valores. hoje só temos amostras, Petite, Quim, Kat e pouco mais, é tudo meninos da 24 de Julho.
Camacho começa a ficar medricas, troca um avançado por outro, afinal de contas onde está a garra ?

Continuemos a ser uma equipa igual a muitas outras, não fazemos a diferença.

 
At 3:19 da manhã, Blogger S.L.B. said...

Se quiseres recordar a cena entre o Bento e o Manuel Fernandes...

http://nao-se-mencione-o-excremento.blogspot.com/2006/11/relembrar-x-o-primeiro-derby.html

 
At 1:19 da tarde, Blogger marcelinofloyd said...

vê lá se te lembras deste derbi, mas desta vez em Alvalade, salvo erro lá para dezembro de 86 (?), e já que falaste do 7-4 de um jogo da premiership:
7-1 (SETE..........um!)
com 4 golos do grande Manuel Fernandes.
Desculpa a provocação mas nã consegui resistir à tentação.

 
At 1:55 da tarde, Blogger quima said...

Enfim, enfim... E é só um jogo! Imagina se não fosse! E fica lá com o empate que já é muito bom!

 
At 4:21 da tarde, Blogger Joaquim Varela said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 4:24 da tarde, Blogger Joaquim Varela said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 4:25 da tarde, Blogger Joaquim Varela said...

Esse rapaz que colocas aí com um ponto de exclamação, um tal de Folha, que acredito que mais de metade dos adeptos do Glorioso desconheça quem é (não sei se será o teu caso), costumo eu recordar como exemplo, aquando de toda e qualquer contratação que é efectuada pelo Benfica, ou por outro qualquer clube.

Esse "artista", foi o melhor marcador da época anterior a essa que referes, ao serviço do Boavista, com uma marca a rondar os 30 golos (como era hábito na altura), enfrentando malta do calibre de um Néné, um Gomes, um Jordão, um Manuel Fernandes, entre outros e costumava dar um mortal, de cada vez que marcava um golo.

Foi alvo de uma disputa acérrima entre o FCP e o Benfica para a sua contratação e depois de já ter assinado com o FêCêPê, o Benfica ofereceu-lhe o dobro do ordenado e ele rasgou o contrato já assinado e para nossa grande desgraça, rumou a Lisboa. E digo desgraça, porque esse atleta, em duas épocas de águia ao peito, foi uma nulidade absoluta e deu, se não estou em erro, somente duas cambalhotas, em dúzia e meia de jogos.

Desde então, nunca mais me deslumbrei com nenhuma contratação e rio-me a bom rir, com os artigos que a nossa imprensa costuma publicar, sobre os "reforços dos grandes", com especial destaque aos do Benfica. Eles que venham e depois de uns joguitos a doer eu lá dou o meu veredicto.

Para terminar, também eu vi ao vivo esse jogos todos dos anos 80 (penso que esse 1-1 talvez seja a excepção). Assino por baixo a opinião sobre o Benfica da 1ª temporada de Erikson (11 vitórias a abrir a temporada, feito travado em Alcobaça com um nulo no pelado local, uma ida à final da Taça UEFA sem derrotas e a dobradinha no final da época). OS tempos eram outros e a malta tinha nessa altura uma equipa do cacete, bem ao contrário dos dias que correm, em que talvez e sublinho aqui o talvez, o Luisão e o Petit lá tivessem lugar. O resto se calhar, nem no banco.

O meu 1º "jogo do ano", foi curiosamente em Alvalade em Setembro ou Outubro de 74 (ou 75, já não sei precisar), na 1ª jornada do campeonato, com o peão ainda, á noite (nem sei se não se estaria a inaugurar a iluminação nocturna) e com espectadores a 1 metro das linhas laterais do campo, na pista de Tartan - era o PREC e valia tudo. Ah e levámos 3 na pá, mas há que começar a sofrer, para depois um tipo tirar gozo da coisa, quando corre bem.

PS: Curiosamente, ou talvez não, as minhas melhores memórias do "derby", são todas no estádio da lagartagem, com especial destaque para o 6-3, na maior molha que algum dia apanhei na vida e a minha última deslocação a casa do adversário para ver um "derby" - 0-1, golo de Geovanni aos 89 mins. Ah e claro que também lá estive em 13 de Dezembro de 1986, num célebre 4-1 (parece que houve mais golos, mas eu só vi até aqui...).

 
At 8:26 da tarde, Blogger wednesday said...

Eu lá estive a sofrer nas bancadas. Foi um derby mais simpático na 2ª parte, mesmo pondo de parte as polémicas e os penalties para marcar. Mesmo assim, o Benfica até me surpreendeu e só faltou um bocadinho assim para o nosso capitão marcar. Haja inspiração para o nosso ataque, não se sobrevive de não sofrer e não marcar!
O Maestro esteve, mais uma vez, a ensinar os pequenotes.

 
At 9:10 da tarde, Blogger 3rd word said...

Quando puderem passem em http://ruicosta-omito.blogspot.com e ajudem o mito a crescer.ju

 

Enviar um comentário

<< Home