segunda-feira, janeiro 15, 2007

Tuga Plus

D. Nuno Alvares Pereira foi menos português que o Marquês de Pombal ? Alvaro Cunhal foi mais português que a Amália? Para mim, não faz sentido escolher o maior português de todos, mas esta iniciativa da RTP, importada de um formato original da BBC, tem o indiscutível mérito de pôr as pessoas a discutir sobre os grandes portugueses, sobre a história do país que fomos e somos, e no fundo, sobre nós.
E, em muitos casos, põe as pessoas a descobrir quem foi um Padre António Vieira, um Aristides de Sousa Mendes, um Agostinho da Silva, um Pedro Nunes e por aí fora.
Claro que cada português tem a sua lista e os seus critérios, e olhando para os dez finalistas escolhidos, não há nada que me espante especialmente...Não concordo com tudo, mas acho que percebo. Esta votação é Portugal, se pensarmos bem. Só assim se explica, por exemplo, a presença nos 90 + votados de um jovem actor dos Morangos com Açucar.
Mas acho que Salgueiro Maia, Amália Rodrigues, Eusébio da Silva Ferreira ou Eça de Queiroz são portugueses que eu escolheria, de caras para uma lista dos 10 +.

25 Comments:

At 10:46 da manhã, Blogger João said...

A mim espanta-me bastante que tenhamos dois dos três ditadores do Século XX no "top 10" (um deles não o chegou a ser, mas se pudesse era-o com toda a certeza). Mas o que me espanta são duas classificações no top 20: Mourinho (20) é mais português que Eça (22) e "Giorgio" (17) é mais português que Nuno Alvares Pereira (18). E isso só me pode meter nojo.

 
At 10:56 da manhã, Blogger MariaTuché said...

Não sei quem foi o inventor desta coisa dos 100 grandes portugueses e muito menos quem é que fez esta selecção de 100, ontem vi um pouco e só posso dizer que a malta não anda nada bem da cabeça.
Jorge Nuno Pinto da Costa fazer parte de uma lista dos Grandes Portugueses dá-me nojo, e uns outros tantos que ouvi.
Para mim Grande Português tem que ser alguém que tenha mesmo feito algo pela Nação, a meu ver claro.

Beijossssssss

 
At 10:58 da manhã, Blogger BAd said...

ppFiquei boquiaberta ao ver determinadas escolhas.
Sinceramente Salgueiro Maia em 11.º?
Enfim, foi uma das barbaridades que vi.
Mas quando vi que o único meio de votar é pelo telefone e pela módica quantia de 60 cêntimos + IVA!!!
Percebi tudo.
Credível... não acredito!

 
At 11:27 da manhã, Anonymous Anónimo said...

a mim não faz a minima diferença.... tretas...


Bjitos**

 
At 12:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Concursos idiotas para manter o povão ocupado, apresentados por pessoas que perderam em dado momento toda a credibilidade que em alguma altura tiveram.

Os maiores portugueses de todos os tempos somos nós, tal como o foram os nossos pais e avós e por aí adiante.

Somos nós que mantemos este país.

Que coisa! Ainda por cima colocam actores 'açucarados' em concurso, sabendo que as pitas correm logo a gastar os saldos dos télélés a ligar para os números de valor acrescentado (belo negócio para a RTP, não?), para votarem no menino da moda.

Incrível, como os D'Zert não aparecem no Top 10... LOL

 
At 1:01 da tarde, Blogger Sir said...

E alguém ouviu ontem a Maria Elisa, na apresentação do arguido-mor em 17º (wtf?), a dizer: "Lisboa já deve estar à arder". Eu é que sei bem o que deve ficar a arder sempre que o Pinto da Costa vai a tua casa.

 
At 3:36 da tarde, Blogger nfbp77 said...

Isto parece a malta a fazer a equipa de futebol: então mas para meter Salgueiro Maia e Amália, quem sai?:)

 
At 3:58 da tarde, Blogger Ruy Barros said...

"A mim nada me espanta... antes pelo contrário."
Agora digam lá se o autor desta enigmática frase (eu) não deveria estar no TOP10... é uma injustiça, é o que é.
O meu blog não é tão bom como a frase, mas quem quiser dar uma vista de olhos... http://doadordehistorias.blogspot.com

 
At 4:19 da tarde, Blogger Bxana said...

Sim, realmente o 17º classificado custa-me um bocado a compreender.

Sendo assim, e onde está o Valentim? Não votaram no homem? Malvados...

 
At 4:20 da tarde, Blogger João Paulo Cardoso said...

Ponto 1: Jamais concordaria com a inclusão de Amália na lista dos 10 melhores. Com todo o respeito, saber cantar não vale o mesmo que ser rei ou estadista.

Ponto 2: Desde o primeiro dia que a minha preferência vai para D. Afonso Henriques, afinal foi com ele que tudo começou.

Ponto 3: Visto que o concurso(?) elege "Os Grandes Portugueses" e não "Os Melhores Portugueses", a lista deveria ser constituída por jogadores de Basket e por um amigo meu que, em bicos de pés, consegue acertar o relógio do arco da Rua Augusta.

http://oeldorado.blogspot.com/

 
At 5:04 da tarde, Blogger T-Rex said...

Pelos vistos o gajo que "andou com o Benfica ao colo" - Sai um grande LOL - já ganhou...

É que à tia Lili ainda lhe faltam mais 4572 plásticas para chegar ao Top 100.

PS:Espero que não se esqueçam do Bibi, do Zézé Camarinha e do Leonel Nunes.

Vedeta ou Marreta ?

 
At 5:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A mim realmente espanta-me Salgueiro Maia ter passado despercebido.... Não entendo!!! Vivemos num país de ingratos... O mínimo seria dar um lugar nos 10 + ao homem que nos trouxe a liberdade!!!

 
At 5:30 da tarde, Blogger blimunda sete luas said...

Vi esta coisada ontem pela primeira vez. Realmente há coisas surpreendentes. Mas só se pode concluir que temos os melhores portugueses que merecemos... ;-)

 
At 6:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pedro, eu não vi o programa. Podes dizer-me quem era o actor dos Morangos? Quero rir-me!!!

 
At 7:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Uma grande palhaçada, claro.

 
At 11:02 da tarde, Blogger BlueAngel aka LN said...

Pois realmente o Pinto da Costa entre outros é assustador. Mas num país em que o canal mais visto é a TVI, o jornal mais lido o Correio da Manhã e a revista mais lida a Maria, do que estavam vocês à espera? Já é muito bom só haver um actor dos morangos e não haver por lá um Toy, um Tony Carreira ou até o filho, não acham? Como disse alguém ali mais acima, nós, o povo português é que somos o "melhor português de sempre".

 
At 10:48 da manhã, Blogger Unknown said...

A grande derrotada é claramente a Floribela...

 
At 2:25 da tarde, Blogger Voyager said...

Este concurso acima de tudo é polémico porque choca com as opiniões pessoais de cada um e como tu dizes, tem o grande mérito de por as pessoas a discutir, a argumentar e a conhecer quem foram as maiores personagens da História de Portugal. Pessoalmente, acho que é um óptimo programa, bem conduzido. Claro que há opiniões muito discutíveis e eleger o melhor Português gera sempre controvérsia, mas sinceramente acho que é um formato muito positivo. É muito melhor estar a ver Os Grandes Portugueses do que uma novela da TVI ou a Floribella. Parabéns à RTP.

Quanto ao top10...em geral concordo com os nomes escolhidos, se bem que tiraria o D.João II e sem dúvida o Álvaro Cunhal e punha a Amália e o Eça de Queiroz.

O meu favorito continua a ser indiscutivelmente este homem:

http://www.rtp.pt/gdesport/?article=823&visual=3&topic=1

 
At 2:27 da tarde, Blogger Voyager said...

só mais uma coisa: seria no mínimo curioso ter no top10 o Salgueiro Maia e o Salazar. Pelo menos os debates que aí se avizinham seriam (ainda) mais escaldantes ;)

 
At 4:09 da tarde, Blogger Salseira said...

Eu acho interessante esta iniciativa apenas porque permite que se fale de pessoas que por vezes vão ficando esquecidas nas nossas memórias.

De resto os nomes escolhidos nunca poderão agradar a todos porque a escolha é subjectiva. O que faz um português ser um Grande Português?

Para mim, o meu avô era um Grande Português mas não descobriu país nenhum, não escreveu nenhum livro, não cantou fado, não foi futebolista nem entrou nos "Morangos com Açúcar". Mas foi um homem sempre preocupado em ser honrado, em trabalhar bem, em contribuir para o desenvolvimento do país, em lutar pela liberdade dentro das suas possibilidades e em cultivar bem a língua portuguesa.

Calculo que os outros não concordem! :) Assim como eu não concordo que um actor dos "Morangos com Açúcar" devesse estar na lista. Mas é o problema da subjectividade: aquilo que é a minha realidade não é a dos outros.

 
At 4:17 da tarde, Blogger _ said...

EU ACHO QUE O DOM AFONSO HENRIQUES DEVERIA SER O VENCEDOR, PORQUE DAI PARA A FRENTE MAIS NINGUÉM SE APROVEITOU.

 
At 7:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Debia ser o Pinto da Costa carago !

 
At 10:50 da tarde, Blogger Cate said...

Como é que o Salgueiro Maia não ficou nos dez primeiros?
E porquê o Pinto da Costa incluindo? Qual é o bem deste homenzinho para o país?

Enfim, já nada me espanta.

 
At 3:34 da tarde, Blogger nfbp77 said...

Custa-me a perceber a insistência no Salgueiro Maia.
Julgo inegável a sua importância mas será comparável a qualquer um dos top10?
Não nos esqueçamos que foi importante no dia 25 de Abril, sim sr, mas nem sequer foi a figura mais importante na globalidade do evento...

 
At 12:44 da tarde, Blogger Santiagando said...

É espantoso que não haja uma única mulher entre os 10+

 

Enviar um comentário

<< Home