sexta-feira, setembro 29, 2006

Sem ironia.

Nos ultimos posts que escrevi, apercebi-me de que há muita gente chocada com o mau português que uso. Sempre fui bom aluno a português, mas confesso que nos ultimos anos devo ter-me distraído com a acentuação, e realmente dou, a esse nível, muitos erros. Sobretudo porque escrevo muito depressa e normalmente não revejo os textos antes de os publicar aqui. Eu não gosto de me sentir incapaz. Por isso, aqui vai o anúncio: já encomendei o belo prontuário. A sério.
Obrigado a todos os que me mostraram, com delicadeza e tacto, que a iliteracia estava a tomar conta da minha escrita, já de si rudimentar.

37 Comments:

At 6:17 da tarde, Blogger AnaBond said...

há lá coisas... ;)

deixa lá.

 
At 6:19 da tarde, Blogger Patrícia said...

LOL!!
Posso fazer uma cópia??;)

 
At 6:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

De nada...



P.S.- Já agora, últimos leva acento...

 
At 6:31 da tarde, Blogger P said...

Vê Lopes? É por isso!

 
At 6:40 da tarde, Blogger K@ said...

Também noto que, ao longo do tempo, dúvidas gramaticais que eu não tinha vão aparecendo aqui e ali. E erros que não dava... agora dou. Enfim... Há que assumir que o tempo nem sempre ajuda na sabedoria da malta.

Ah... para me precaver, comecei a escrever os textos no Word. Não é mais económico em termos de tempo e até pode alimentar uma falsa confiança no Word (criando preguiça de evitar sermos nós próprios a não errar) mas que ajuda, ajuda.

 
At 6:42 da tarde, Blogger Bruno Mann said...

heheheh...é bem Pedro!! Mas para mim ñ interessa a pontuação ou os acentos (acho que "acentos" leva um acento ;) o mais importante é o conteudo e a essência das palavras que escrevemos. O resto é conversa fiada.

Abraço

 
At 6:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Meu caro,

"A língua é como um rio: sem margens, desaparece."

Faço-me perceber?

Cumprimentos

P.S.- Já que vai comprar um prontuário, aceite um conselho e compre o da Texto Editora que, para além de ser mais completo, tem pessoas mais competentes na sua elaboração.

 
At 6:50 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pedro, tu és um comunicador humilde, que sabe brincar com as coisas e as situações, sem seres desagradável ou insultuoso para ninguém...
É por isso que não suporto o Bruno Nogueira, por exemplo, que apesar de ter piada, é certo, por vezes cai na desconsideração e na falta de respeito para com os outros...
E eu até sou uma pessoa de riso fácil, que adora ver programas humorísticos e leves...

RM

 
At 6:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

gostava de ser teu amigo lopes, deves ser uma companhia agradavel.

ps - já sei... as frases começam-se com letra maiuscula, os nomes próprios também se escrevem com letra maiuscula, agradavel tem acento (agradável) e maiuscula também tem acento (maiúscula).

GRANDA XATU

 
At 7:01 da tarde, Blogger negative creep said...

curti a ironia. ribeiro não ligues.


ups faltou me a vírgula entre "ribeiro" e "não ligues". processem me

 
At 7:06 da tarde, Blogger negative creep said...

ups reparei agora que o título do post é "sem ironia". mas ao ler só consigo ver ironia all over... ;)


ps: rui duarte, grande comment lool
fizeste me rir ;)

 
At 7:33 da tarde, Blogger BlueAngel aka LN said...

Ele há gente para tudo!!!!

 
At 7:51 da tarde, Blogger Bruno Mann said...

Oh meu Deus, onde está a Edite Estrela, volta por favor, estas perdoada minha Estrela.

 
At 8:00 da tarde, Blogger Unknown said...

escreve os post no word ou no outlook , corrige , grava para mais tarde , aponta ideias e só publicas depois !

de nada ! sem ironias !

 
At 8:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não há mal nenhum em querer escrever correctamente... digo eu... mas também não vem mal nenhum ao mundo se escrevermos algumas coisa que não sejam tão correctas... eu percebo a questão do "á" em vez do "à"... isto acontece quando escrevemos depressa e não temos tempo de rever os textos, como disseste Pedro e muito bem... a mim também que acontece de vez em quando...

É claro que isso não altera o conteúdo do que se escreve, porque para bom entendedor, meia palavra basta (neste caso, uma palavra mal acentuada ou mal escrita)...

Keep up the good work! (a língua inglesa é fantástica, não tem acentos!! hehe :P)

 
At 8:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Word não sugere nem caça vírgulas, meus amigos. Concordo inteiramente com o camarada Lopes. Fica feio dar estas murraças na nossa cultura. Comprem-se léxicos, aprenda-se Português e seja-se orgulhoso a escrever Português. É que realmente uma ou outra calinada pode não mudar o sentido à frase (e não “á frase”), mas fica feio, muito feio.

 
At 8:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

supersonik, write in english please...

 
At 8:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E também não vejo a necessidade de se colocarem este tipo de posts na categoria “tenham muita pena de mim que fui atingido”. E depois os comentários na categoria "somos solidários, somos solidários".

 
At 8:50 da tarde, Anonymous Anónimo said...

dagarman, tu superas qualquer um, rapaz. Isso está mesmo muito mau ;)

 
At 9:23 da tarde, Blogger PAH, nã sei! said...

BEM... o ambiente tá mesmo a "puxar pa cima"... upa! upa...

ups... correcção:

o humor está deveras cortante... (ora que assim não fica mais bem melhor :))

 
At 9:35 da tarde, Blogger Just a blog said...

Aplauso tal decisão e eu tambem preciso de um para mim porque as vezes com a presa a escrever e de no final não fazermos uma revisão profunda do que escrevemos e tambem aqui na Net com estas novas limguagens do IOl,LOL,K,N,etc tambem não ajuda e actualmente nas escolas os professores já se estão a queixar desse problema.

 
At 10:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Lopes, és o único a quem o P responde aos comentários. Parabéns!

 
At 11:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pedro, posso fazer uma sugestão? Coloca a arquivação (de todos os posts já escritos) por mês e não por semana. Da maneira que está não conseguimos ler os posts escritos depois de Abril de 2006. E já agora.. És o maior!

 
At 11:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

a vida torna-nos amantes das coisas fáceis!

 
At 12:26 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Por acaso, até acho que não costumo falhar lá muito nos acentos (Ou falho e não reparo, será?)... Mas de vez em quando, lá calha! Então quando escrevo muito depressa... Acaba por ser natural. Portanto, percebo-te muitíssimo bem Pedro!

Abraço

 
At 12:32 da manhã, Blogger Xtevez said...

Nas palavras do mitico António fiuza: "DOIA a quem doer" todos nós vamos continuar a dar erros na escrita... ninguém é perfeito...

 
At 3:17 da manhã, Blogger zita said...

Ele á uns que têm cuidado com o que escrevem, e com o que dizem, outros não...
Por exemplo o Sr Paulo Gonzo, fez uma musica que diz.."sei-te de cor"...tá bonito, mas o que ele quer mesmo dizer é "conheço-te de gingueira"...
....é pá tambem temos de pensar um bocadinho para as coisas saires minimamente, e a pessoa não tem tempo.

 
At 10:21 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O que interessa e o que escreves! E o que escreves e muito bom.
Fica bem ;)

 
At 10:48 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O Lopes, (irra Sô Lopes) quer ser a consciência ortográfica do P.

Fiquem bem
PF

 
At 10:53 da manhã, Blogger Tino_de_Rans said...

Olha, tenho o mesmo problema, à minima distracção com acentos (o meu erro mais vulgar), é tudo a cair-me em cima no meu blog... Tenho que comprar o FLIP

 
At 1:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O que interessa é o sentimento que transmites ao escrever e como o consegues transmitir tão bem. Maus comentários com más intensões, não obrigado. Não levemos a sério pessoas que não têm nada por dentro e apenas querem destabilizar o clima de um blogue tão bom como o teu.
Já agora, pede à "virgem maria" que ilumine estas mentes!

 
At 2:50 da tarde, Blogger Palroni said...

Descobri há pouco tempo este blog e tornei-me um seu leitor assíduo. Pelo que leio só posso dar os parabéns pelos textos, pela simplicidade e honestidade dos mesmos.
Assim sendo, compreendo que seja importante dar importância à forma como se escreve mas...será que o senhor que pretende ser a versão humana do prontuário e tem a ilusão de ser melhor que os outros (talvez um síndrome de professor) acha mesmo que as pessoas colocam esse aspecto acima de qualquer outro?

 
At 3:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

SoSinho com um "s" (em vez do "z"), também é um descuido na acentuação? Esta é grave. Ou também acham que não?

 
At 4:11 da tarde, Blogger Bruno Mann said...

Será um Lopes da Silva?

 
At 4:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

È pá ò Lopes, vai-te phoder!

 
At 12:13 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Importante é assumir os erros.
Por vezes os nossos dedos teclam com demasiada velocidade, e falham-nos algumas coisas. Mas deixa, agora de prontuário já não vão haver problemas de gramática...

 
At 3:52 da manhã, Blogger Cristina said...

disparate!!!!!!!!!!!!!

o que é um acento a mais ou a menos? interessa nada.tanto bom escritor por aí...não os leio nem morta.;)

 

Enviar um comentário

<< Home