sexta-feira, setembro 15, 2006

A paixão.

Fiz agora umas contas e conclúo que já fiz mais de 500 jogos na SportTv.
521 amanhã.
Desde a época 99-2000 que trabalho no canal, como colaborador, na narração de jogos de futebol. Nestes 7 anos, já me calhou de tudo, desde uma final da Champions League ( Paris, Real Madrid-Valencia, 3-0) a um sub 17 entre Honduras e México. Muitas pessoas perguntam-me porque não faço jogos da Liga Portuguesa. Já fiz alguns, sempre em diferido, e fazer a Liga portuguesa em directo obriga a uma disponibilidade que não tenho, confesso.
Aceitei o convite da Sport Tv em 99 porque profissionalmente era muito aliciante voltar a ter contacto com o futebol, que é algo que eu amo, e emq ue já tinha trabalhado na rádio.
O primeiro jogo que fiz foi ainda na 5 de Outubro, com o José Manuel Delgado, um Liverpool-Celta de Vigo, e foi, seguramente, pavoroso.
Daí para cá, confesso que vivi alguns dos mais reconfortantes momentos da minha vida profissional na narração de jogos inesquecíveis, e mesmoq ue actualmente faça muito menos jogos do que no principio, sinto a Sport Tv como uma casa a que também pertenço. E nestes sete anos tive a oportunidade de conhecer e trabalhar com alguns ídolos de infância: João Alves, Diamantino Miranda, Carlos Manuel...Também foi sempre muito interessante para mim trabalhar com o Delgado, o António Tadeia, o João Rosado.
Até tive a oportunidade de me deslumbrar (é a palavra) com o José Mourinho, com quem “fiz” cinco jogos da Liga Espanhola, antes dele ir para o Benfica. Cada um desses jogos foi uma lição de futebol, e logo nessa altura pensei: este gajo é bom. Não esperava que fosse TÃO bom, mas também...quem iria imaginar?!
Um dia que escreva as minhas memórias, alguns dos episódios mais divertidos estarão relacionados com o meu trabalho na Sport Tv, acreditem.
Já me aconteceu de tudo, ali! Até ja comentei jogos de Tenis e de Basquetebol, sem estar á espera! Uma vez, logo no principio comecei a fazer um Real Madrid-Valladolid e a meio trocaram o sinal e levei com um Barcelona-Sevilha ou lá o que era, e depois apareceu outra vez o Real Madrid, e eu comentei os dois, com a maior lata e capacidade de desenrascanço!
Enfim, histórias que guardo como memórias inesquecíveis de 7 anos muito marcantes. E há coisas que são minhas, pequenas preciosidades que guardarei para sempre: fiz o jogo da estreia do Cristiano Ronaldo pelo Manchester United. Fiz o último do Figo pelo Real Madrid. Fiz o jogo de despedida do Rui Costa da Fiorentina. Fiz o último jogo da carreira de Roberto Baggio. O jogo de homenagem a Jürgen Klinsmann. O último jogo de David Beckham pelo Manchester United. Fiz um jogo da Premier League em que um jogador do Aston Villa fez auto-golo...num lançamento de linha lateral. E um do campeonato espanhol em que num penalty a bola bateu nos dois postes, percorreu a linha de golo e não entrou e dois minutos depois o guarda-redes dessa equipa meteu a bola na própria baliza.
Sobretudo fazer os jogos da Liga Inglesa é algo que me entusiasma muito. Por exemplo amanhã farei um Watford-Aston Villa e adorei preparar o jogo, recolher informação, cruzar dados das equipas, da história delas, dos jogadores...A preparação do jogo é como sempre tão “saborosa” para mim como os próprios 90 minutos. Adoro aquele futebol, aquela paixão, aquele código de honra dentro do campo. E esse jogo faço-o com o mesmo entusiasmo do palpitante Chelsea-Liverpool que farei no domingo. Porque se a assinatura do canal é “a paixão do desporto”, de cada vez que lá trabalho, faço-o exactamente por paixão. Não, de todo, pelo dinheiro. É por pura paixão da bola.
Este fim de semana ultrapasso a marca dos 520 jogos. Liga Portuguesa, holandesa, francesa, alemã, italiana, espanhola ou italiana. Seleçcões de todo o mundo, do Brasil, á Argentina, a Portugal (caramba fiz a repetição do doloroso Portugal-Grécia da finald o euro e no canto do golo, apesar daquilos er em diferido, eu estava no meu intimo a “gritar” para a defesa: “cuidado com esse Charisteas!”), à Holanda, Republica Checa, França, Japão...mas também, por exemplo, um Lituania-Itália em diferido, á meia noite, sabendo eu de antemão que o resultado tinha sido 0-0 !
Amanhã, no ar, de novo.

24 Comments:

At 9:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pedro, continua assim, de facto é uma pena não fazeres mais jogos, na sporttv, ou noutra estação.Apesar de não sermos do mesmo clube, sim sou Sportinguista ferrenho, acho que de facto todos os jogos que fazes são pelo menos preparados, o que diga-se de passagem nem sempre acontece com muitos comentadores da nossa praça.
Consigo perceber quando falas da paixão pelo futebol, porque eu também adoro futebol e ainda não perdi a esperança de um dia quem sabe poder fazer um relato ou um comentário de um jogo de futebol.

 
At 9:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Gosto de ouvir os teus comentários dos jogos. Por vezes calas-te um bocado, o que deixa aquilo um bocado morto, nem que digas quem tá a passar a bola de quem para quem, pelo menos fica qq coisa no ouvido. Eu sei o nome deles quase todos mas sempre fica alguma coisa cá dentro e não deixa um gajo dormir. As observações que fazes dos jogadores, clubes por onde passaram, resultados entre as equipas que se estão a defrontar é bom para o enrequecimento a nível futebolístico de quem está a ver o jogo. Não dizes asneiras, devias é de exprimir para fora as coisas com mais entusiasmo.

Gosto do teu trabalho como comentador, não és faccioso não senhor. Vê-se nos posts que fazes a dar os parabéns ao rival, criticar o teu clube qd é preciso que és um gajo sério a comentar!

Parabéns!!!!!

www.sobreteclas.blogspot.com

 
At 9:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

por alguma coisa eu tiro o som da tv quando vejo jogos de futebol....os comentários são maus demais para serem verdade...

 
At 11:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pois que venham mais 500!!! Parabéns Pedro. És daqueles narradores que um tipo não consegue dizer durante o jogo "este nota-se que tá a puxar por A ou B clube", o que prova que farias um Sporting-Benfica e gritarias golooo do Sporting com a mesma objectividade e emoção que um do Benfica, não?? :P

 
At 11:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Parabéns grande Pedro!
Aqui o idiota só há pouco mais de um ano é que descobriu que o autor das "piadas" ribeirinhas era o mesmo da Sporttv, fiquei a gostar ainda mais do teu trabalho...
Só não percebo a tua admiração pelo Joaquim Rita... o homem que disse que o Ronaldo (do R. Madrid) não é muito dotado tecnicamente; que o Mascherano é sempre suplente do Lucho na selecção argentina; que antevia um futuro risonho ao Campos (não me lembro o primeiro nome dele, aquele treinador prodígo que esteve em três equipas na mesma época e as três desceram de divisão); que inventou um conceito que desafia todas as leis da física, a velocidade vertical(?); etc..

 
At 12:52 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Pedro continua assim!

Aproveito para dizer que não consigo ouvir os comentários do J. Rita e do tipo da tvi, são maus demais!

 
At 2:10 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Nunca ouvi os teus comentarios mas so um grande profissional pode falar desta forma do seu trabalho.
Parabens :)

 
At 9:14 da manhã, Blogger mega said...

'desses todos de certo o mais difícil de comentar foi o dos 0-5 contra o PORTO na luz...'

 
At 9:23 da manhã, Anonymous Anónimo said...

PARA QUANDO...a publicação e compilação de textos do Sr. Pedro Ribeiro em livro?

Muito obrigada e um beijinho ao Paulino da secção das carnes.

 
At 9:45 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Acompanhei pelo menos metade dos jogos que narraste na SportTV...
Sou teu fã, e do futebol inglês, e por isso essa conjugação deixa-me satisfeito...
Sou sócio do Benfica, tal como tu, mas em Inglaterra sou do Arsenal (também sofro um bocado, não tanto como com o Benfica), e noto um bocado de má vontade na SportTV para com o maior clube de Londres...
De resto, que contes muito mais jogos, e que hoje a narração de corra bem... Espero que não faças aquele comentário básico que o Watford não tem estrelas, joga o típico futebol britânico, joga à base de luta, etc... É um clube humilde, mas que tem tido muito azar neste início de época...

RM

RM

 
At 10:15 da manhã, Blogger P said...

Não Mega. Esse relato foi na rádio. E não foi dificil.Quando se está a trabalhar...é isso mesmo. Só no fim do jogo é que pensei: Meu Deus o que é que acabou de acontecer aqui?! :-)

 
At 12:22 da tarde, Blogger Menphis said...

aH...ganda Pedro..também gosto muito de te ouvir os comentários principalmente na Liga Inglesa, quanto ao campeonato português é mesmo uma pena não poderes relatar seria interessante...continua assim

 
At 3:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Parabéns! Que faças outros tantos (ou ainda mais!) :)
De facto, já tinha perguntado a mim próprio o porquê de não seres tu o narrador de alguns da liga Portuguesa... Mas pronto, já estou habituado, nos últimos anos, a ouvir-te, grande parte das vezes, à hora de almoço (ou a seguir a ela).
Referis-te grandes nomes com quem trabalhas-te. Mourinho, sem dúvida, o maior de todos... Mas,excluindo ex-jogadores ou ex-treinadores, na minha opinião, actualmente o melhor comentador da SportTv, é o João Rosado.

Ai Benfica... Veremos como será o jogo de amanhã.

Abraço

 
At 3:08 da tarde, Blogger Dorian Gray said...

És um grande comentador. Não há muito mais a dizer. Tb vi ctg um jogo do Liverpool para a taça em que os da segunda tiveram a ganhar 3-1 e dps o Liverpool ganhou com um golo do meio-campo e afins, o gerrard foi abraçado por um adepto advesário... foi lindo. E foi muito bem comentado.

Parabéns e Bravo.

Hasta

 
At 4:14 da tarde, Blogger PM said...

Quando se trabalha assim, com paixão e dedicação, não podemos ser mais felizes...

Parabéns por isso, não há muita gente que se possa orgulhar disso

 
At 11:24 da tarde, Blogger R. said...

Eu curto ouvir-te onde quer que seja, por acaso =) ja nao me lembro dd qd, mas talvez dd as manhas da comercial. excelente trabalho. o que mais me marcou foi sem duvida, a piada ribeirinha =P

 
At 11:37 da tarde, Blogger leao.xxi said...

Tenho pena que esta nossa paixão comum, o futebol, já que clubisticamente falando somos de clubes "rivais", esteja a ser morta em Portugal, apesar de tudo continuo a ter a mesma paixão pelo jogo...
Gosto de saber que os jogos por ti comentados são preparados, o que não parece acontecer com a maioria dos teus colegas.
Parabéns Pedro, pelo profissional que és!!!!

 
At 12:03 da manhã, Blogger Rui Maia said...

Vi hoje o teu Chelsea-Liverpool, grande golo o do Drogba nao??, pah ainda me lembro da primeira vez que te ouvi a comentar um jogo de futebol, lembro-me perfeitamente, de te ouvir e pensar para mim "è pá eu conheço esta voz de algum lado!! " e passados 2 minutos lembrei-me " Ah pois é o das piadas ribeirinhas!! " do tempo dos programas televisivos do HQMC, programa que eu adorava!!!Como ja disse varias vezes, és um idolo pa mim, um senhor da radio!!! E um grande comentador... Mesmo quem nao goste de futebol, gosta de assistir a um jogo comentado por ti....sempre com uma pitada de sarcasmo, ès grande...melhor até que o prestelo( o meu sarcasmo..eheheh)!! Parabens

 
At 4:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

o bom de ter ouvir comentar futebol é que percebes mesmo disto... andam pra lá muitos que enfim...

és o maior, ainda por cima do Benfica.

 
At 4:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

é verdade, já pedias à tua sporttv que te deixasse comentar o futsal. È que não há paciência para aquele par de jarras lagarto. é que não disfarçam. com tanta gente competente (independentemente da cor clubistica) foram escolher 2 amélias...

 
At 4:51 da tarde, Blogger Lamas said...

Estou a ler este post muito posteriormente...
Apenas queria dizer que é fantástico ouvir-te quer na Sportv quer na Rádio todas as manhãs... Consegues transmitir essa paixão que tens pelo futebol como descreveste nos relatos que fazes...
E sem dúvida... aquele golo do Drogba foi qualquer coisa... o momento de genialidade de um jogador decidiu o jogo...

 
At 6:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

P.,

És um porreiro do camandro, encarnado como convém, mas já tens idade para saber que "concluo" não tem acento e que não existe "á", mas sim "à".

Abraço
Filipe

 
At 11:54 da manhã, Anonymous Anónimo said...

uma pergunta: como é que tens tempo para tudo?

 
At 1:52 da manhã, Anonymous Anónimo said...

sortudo... assim tb eu trabalhava, em vez de andar a roubar

 

Enviar um comentário

<< Home