sexta-feira, agosto 04, 2006

Bem sei que, em Portugal, o desporto é muitas vezes só futebol. Mas já era hora de abrir a pestana para outras coisas. E é incrível como a Vanessa Fernandes ainda não tem o reconhecimento geral que merece. A filha do mítico ciclista Venceslau Fernandes, é uma super campeã. Em 11 provas da Taça do Mundo de Triatlo ganhou 10. Seguidas!
Claro que, se ganhar uma medalha de ouro nos Jogos Olimpicos de Pequim, em 2008, vai ser a maior, vai a mil e um programas de televisão, o presidente da republica vai condecora-la, etc etc etc. E tudo isso será natural e justo.
Mas também era justo, e devia ser natural, reconhecer-lhe já o imenso valor que ela tem! É uma campeã. E quando tive a oportunidade de a entrevistar nas Conversas Ribeirinhas, há uns meses, ainda fiquei com mais uma razão para ser fã dela: é uma simpatia, não tem peneiras nenhumas e não se esconde atrás do politicamente correcto. Ah! E é do Benfica, o que só lhe fica bem. Sobretudo é portuguesa e o país anda distraído, como sempre.

29 Comments:

At 7:26 da tarde, Blogger Rúben M. said...

eu vi esse teu programa :P, por acaso nao sou um fa assiduo :P mais por esquecer me de ver mas posso te dizer que ja vi o sufeciente, e regularmente o teu programa :D e gostei, vi quando foi o rui unas, o alvim entre muitos e é sempre muito agradevel de ver.
E o programa com essa menina campea foi muito interessante de ver :) e sim eu so soube que tinha ganho essas provas atraves de ti infelizmente na tv portuguesa so interessa a violencia, e a guerra :\
raramenta falam de portugal e o canal que fala mais e a tvi com noticias completamente anormais lol

um abraco ;)

 
At 7:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Completamente de acordo...

 
At 7:50 da tarde, Blogger fantasma said...

Muito distraído....
:oS

 
At 8:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Parabens a ela e parabens a ti por nos abrires os olhos para os nossos herois!
Fica bem :)

 
At 8:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A prova do que dizes no teu post é que só tive conhecimento deste feito, aqui no teu blog!

 
At 10:01 da tarde, Blogger Just a blog said...

É triste mas é verdade o desporto é futebol e o resto é paisagem, e não é só o caso da Venessa mas tambem o da Náide, do judo, do karate, e mais escandaloso é o caso da seleção nacional paraolimpica que já deu a Portugal mais medalhas do que até ao momento já ganhamos em jogos olimpicos isto para alem de titulos mundiais e europeus indeviduais e coletivos, mas aqui ainda temos a acrescentar o factor defeciencia(é caso para perguntar de quem?)que por cá ainda temos algum perconceito.

 
At 10:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Cá em casa somos todos fãs dela. Temos penas é que as noticias sobre ela sejam poucas.

 
At 11:34 da tarde, Blogger Vegana da Serra said...

É uma pena que outros desportos além do futebol não tenham o devido reconhecimento.

 
At 11:41 da tarde, Blogger Patricia said...

Lembro-me bem de a ver no teu programa, e olha que foi mesmo aí que fiquei a saber o valor dessa atleta. Passei a prestar-lhe a atenção devida, e realmente é uma vergonha que se divulguem tão pouco os excelentes resultados que tem conseguido!
Dez vitórias seguidas em 11 competições internacionais... algum clube de futebol português conseguiu isso? Pois, bem me parecia...

 
At 12:22 da manhã, Blogger Cristina said...

ja falei dela, uma heroina :))

bj

 
At 12:39 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Sim senhor, concordo!
É um reconhecimento justissimo.

Pois... E é do Benfica! Ainda bem que aqui à uns mesitos a contrataram. Porque é, sem dúvida, a melhor contratação dos últimos tempos... :)

Abraço

 
At 1:26 da manhã, Anonymous Anónimo said...

tambem totalmente de acordo. Toda a gente quer é futebol,e ngm liga a outros grandes desportos que passam sempre despercebidos,como a natacao ou o surf.Realmente o futebol tem um poder imenso,mas acho que deveriam começar a olhar tambem para outros desportos com igual importancia.

 
At 2:50 da tarde, Blogger Autor said...

A história habitaul, grande Pedro, a história habitual...

 
At 3:49 da tarde, Blogger Ana Pessoa said...

subscrevo, e mais não acrescento!

xxx

A

 
At 3:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Esta rapariga é um orgulho mesmo. Tantas vezes que comentei o mesmo que dizes com outras pessoas e dessas, muitas poucas sabiam a quem me referia. O que mais me impressiona são os media, ou melhor, a pouca ou nenhuma atenção que estes lhe dão. As sucessivas vitórias mundiais não fazem manchete de jornais nem sequer são notícia de abertura de programas informativos (e quando merecem alguma atenção, apenas aparecem sob a forma de mini reportagens, só com algumas palavras da Vanessa). É triste, de facto. E mais ainda quando ela sente tanto orgulho em nos representar. Infelizmente, o país não lhe dá o devido valor e esquece-se que está perante uma das maiores glórias da sua história. Enfim... isto também me revolta...

Bom fim de semana :)

 
At 4:50 da tarde, Blogger Unknown said...

permitirão reforçar o pormenor que nada, pedala e corre que nem uma doida com uma águia ao peito ;o)

 
At 6:08 da tarde, Blogger GK said...

Nenhum outro desporto move tantos "fundos" como o futebol... por isso, nenhum outro tem a mesma atenção... Quanto ao destaque que a menina merece... suponho que este post é uma ajuditinha...

Bj.

 
At 11:25 da tarde, Blogger lady.bug said...

Portugal anda numa de pão e circo, ou seja futebol e... futebol. O pão encarece como nunca, resta-nos descontar para as campanhas em volta do futebol e colocar bandeiras a servir de cortinado...

 
At 12:35 da manhã, Blogger João Fernandes said...

Eu costumo ver o teu programa, quando a Vanessa foi por acaso não vi. Mas continua a ser uma vergonha para Portugal só pensar únicamente em futebol quando ainda temos ( alguns ) bons atletas em outras modalidades ditas amadoras.

Continua, abraço

 
At 1:21 da manhã, Blogger Jubylee said...

Concordo plenamente contigo e de vez em quando penso nisso. Além de não terem tempo de antena nenhum, soube também que os estádios construídos para o Euro não apresentam condições para, no mínimo o atletismo, o que não se compreende, visto a enormidade de dinheiro investida neles...
Mas também não podemos falar apenas dos atletas que estão em plena condição física. Então e os atletas que têm deficiências físicas, que trazem não sei quantas medalhas??? Este país é um vergonha no que diz respeito ao desporto e também, algo que me diz muito, no que diz respeito à cultura e às artes... Isto tem de levar uma grande volta!
Isa**

P.S.: Só há pouco comecei a ser mais assídua no teu blog e estou a gostar. Levantas questões importantes e isso agrada-me. Continua.

 
At 6:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Epah...apesar de não ser apropriado relativamente ao tema, vi aqui no teu blog, em posts antigos, que gostas muito de Ive Mendes... e não podia deixar de contar um episódio que me aconteceu com ela ;)
Então, foi em junho, eu e umas amigas resolvemos ir passear para o parque da nações, e iamos nós muito bem, quando reparamos numa mulher muito produzida, parecia que ia para uma festa, e nós ali todas desportivas, e, eis se não que, ela dirige-se a nós, e pergunta se conheciamos alguma gravadora ali na zona, que ela tinha vindo de taxi mas não via nada (isto tudo ela tava ao telemovel, pelo que deve ter mandado esperar quem estava em linha) e nós dissemos que não conheciamos nenhuma, e ela vira-se para a minha amiga que estava mais perto e passa-lhe o telemovel e disse para quem estava do outro lado da linha lhe explicar o sitio... foi assim de repente, do nada... e então, ela (Ive) pisa um cagalhoto de cão (um presente já esperado das nossas calçadas) com a sua bela sandalinha salto agulha, e ela: "meu deus, não acredito que pisei bosta, bla, bla..." e uma amiga minha disse para ela ir com ela lavar no vulcão (parque das nações, como acho que já disse) que tava mesmo lá ao lado, e ela ficou na duvida, o que se compreendia uma vez que aquilo volta e meia manda água! Ela só dizia "ah, no repuxo, pô e se aquilo vem e me molha toda... bla, bla..." tinha piada era ela a dizer "repuxo" lol, não se calava com isso... e depois com aquele 'jeitinho' brasileiro de falar... depois quando vem do "repuxo" tava toda preocupada, a perguntar se a minha colega que tinha ficado a falar ao telemovel dela, tinha dito ao outro o que tinha acontecido "ah, já viu né?!dizer pro cara da gravadora que eu pisei bosta...maior vexame..." lol, como se alguem fosse dizer isso! Mas pronto, depois do homem que tava ao telefona explicar, la conseguimos encontrar a gravadora (no edificio mesmo ao lado!-dah)e la fomos com ela. Depois a Ive agradeceu e começou a dizer "ah eu sou uma cantora,meu nome é Ive Mendes, voces podem encontrar o meu cd na fnac..." e mostrou umas cenas dela em jornais, e uns cds...teve bastante piada este episódio, depois despediu-se com dois beijinhos a cada uma e lá foi ela, toda sorridente!
Enfim, de facto nenhuma de nós a conhecia, e quando disse que era cantora, ficamos a pensar que era mais uma cantora "pimba" que o brasil exporta para cá e nós feitos idiotas "papamos" tudo... mas tavamos enganadas... passados uns dias vi quem era ela, e agora que já ouvi alguma da sua música, fiquei admirada, pois a "moça" tem talento! lol
=p

beijinhos pó senhor Ribeiro* e desculpa lá aqui o offtopic!

 
At 7:14 da tarde, Blogger angelic fruitcake said...

eu por acaso vi na sport tv.eu o meu pai e a mnh delta *cadela* (esta smp onde o meu pai está).e devo dizer que não é um desporto que me entusiasme por ai além...mas fiquei contente.porque se somos todos do mesmo país temos de torçer pelo que é nosso e por quem se esforça como essa menina.parabens a ela e parabens a ti pela entrevista q lhe fizeste q eu tb vi...
beijos a todos.

 
At 7:29 da tarde, Blogger SA said...

também concordo é uma grande atleta e uma grande pessoa. Espero que a Vanessa alcançe muitas medalhas de ouro na vida dela

 
At 9:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Grande atleta, sim!
Sem o devido reconhecimento e sobretudo, sem apoios do estado. Acredito que treine sem as minimas condições que uma campeã mereçe, enquanto para o futebol se constroem imensos estádios, não se constrói um empreendimento digno de uma campeã de triatlo. Quem fala de Vanessa Fernandes também fala de Naíde Gomes, que na última prova antes dos europeus ficou em segundo lugar no salto em comprimento a 1 cm da primeira. E isto foi falado? Pois claro que não, deu-na eurosport e é provavel que tenha saído uma pequena nota nos jornais desportivos, mas merecia muito mais.
Contudo, ainda tenho esperança que isto um dia mude, porque apesar de tudo, acredito que alguns portugueses tem orgulho nos que elevam o nome do nosso país e podem mudar alguma coisa.

 
At 12:21 da manhã, Blogger paulo rico said...

É do Benfica, mas há pouco tempo. Estranho e incompreensível é que qualquer jogador de futebol de qualidade duvidosa tem mais promoção e marketing que uma campeã nacional. O mesmo se aplica ao Sporting e a Naide Gomes, Obikwelu ou Rui Silva, por exemplo. Já agora, atenção ao miúdo de Braga da canoagem, Emanuel, de seu nome! Esperanças portuguesas para os Jogos Olímpicos daqui por 2 anos!

 
At 2:57 da manhã, Blogger Paredão said...

vi, revi e voltei a rever essas conversas, tão agradaveis, ribeirinhas! E de facto acho que merecia uma continuação, no mesmo horário e no mesmo local... ai te espero encontrar num futuro próximo!

 
At 7:55 da manhã, Blogger lmfmoura said...

Não poderia concordar mais. Como editei num post do meu blog, um desporto que já dá alegrias ao nosso país é o Hoquei em patins....(não falando de todos os outros). Os EUA são uma potencia no desporto e nem por isso são assim tão bons no futebol! Não digo que desde que chegou o scolari á selecção melhoramos, tendo até provocado um patriotisminho dos portugueses mas mesmo assim temos por aí muitos outros atletas em que nos podemos orgulhar muito mais!!!!!!

 
At 1:41 da tarde, Blogger @n@bel@ said...

Apoiado...Os portugueses esquecem-se que há grandes valores no desporto para além do futebol.

 
At 2:21 da tarde, Blogger O Palerma said...

conheço o valor da vanessa fernandes há anos, muito antes de começar a ganhar provas internacionais. nas provas de esforço realizadas na FMH apresentou sempre valores extraordinários para atletas femininos e ao nível de alguns atletas de relevo masculinos. ela é de facto impressionante!

se fosse espanhola já tinha tido o reconhecimento devido. cá como não existem motivos para falar mal dela, não se fala e ponto final.

 

Enviar um comentário

<< Home