sexta-feira, maio 26, 2006

O 10.
















Claro que fiquei contente com o regresso do Rui Costa ao Benfica. É um grande jogador, mas não sinto sequer uma pontinha de euforia. O Rui Costa de hoje é um jogador com a elegância e a técnica de sempre, mas não terá força para 90 minutos e muito menos para toda uma epoca de alto rendimento. Na minha opinião fará ainda boas jogadas de vez em quando, mas não é a mesma coisa do que se ele tivesse voltado, digamos, há cinco anos atrás.
E há uma coisa que me irrita, confesso. A história de que o dinheiro não importa, que este regresso é só sentimento. Quanto é que o Benfica vai pagar de ordenado a um jogador com 34 anos, é a pergunta que eu faço. E vai ser capitão?
Rui Costa, na primeira equipa do Benfica fez...três épocas. O Simão, o Nuno Gomes, o Moreira e até o Ricardo Rocha já fizeram mais. Vai ser bonito.
E além do regresso do messias da Luz, reforços mesmo...onde estão? Serão mais do calibre de um Robert ou virão reforços a sério...? Ou o efeito Rui Costa chega ?
E será que vamos ter mais uma época com jogadores presos por arames, e que uma vez lesionados nunca chegam mesmo a recuperar?
Vamos esperar, mas, para já, eu sou um benfiquista sem ilusões, mesmo que seja também, desde sempre, um admirador do Rui Costa, classe pura em campo. Além do mais, num clube com um director desportivo que é Dragão de Ouro, é reconfortante que chegue alguém 100% benfiquista, como é o caso. Bem vindo, número 10.

40 Comments:

At 9:08 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Por acado pensei que focasses mais eufórico...
Para mim venham os reforços que vierem... O Rui Costa é o Rui Costa! Um simbolo benfiquista... Acima de tudo!

 
At 9:23 da manhã, Anonymous Anónimo said...

sim, sim... o Rui Costa é um símbolo e tal, ama o seu Benfica mais que tudo... vá, uma coisa de ir ás lágrimas... ninguém diz é quanto vai ganhar (aiiiii o Simão!!!) e também ninguém questiona porque é que o seu benfiquismo tão grande não fez com que regressasse ao seu benfica mais cedo. mas pronto, o homem é um senhor! é um senhor do benfica...

 
At 9:38 da manhã, Anonymous Anónimo said...

e se tivessemos todos mais calmos e esperassemos para ver.
é verdade q é benfiquista e tb é verdade q já tem 34 anos. é verdade q é pura classe, mas tb é verdade q todos nos gostamos do pilim.
Daqui a um ano falamos novamente

 
At 9:45 da manhã, Anonymous Anónimo said...

eu cá para mim acho que ele vai fazer uma época ao seu melhor nivel, vai marcar dezenas de golos do meio campo (para não ter que correr até à baliza) e o SLB vai ser campeão. há duvidas?

 
At 9:47 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Deixa que escreva Pedro que em 90% dos teus artigos estou de acordo contigo e acho que tens sempre uma visão muito clara das coisa, mas desta vez fiquei um pouco decepcionado com este artigo.

O futebol português tem muito a ganhar com Rui Costa. Ainda e até ao fim da carreira. É um grande nome do futebol português, consensual, indiscutível. Dá prestígio ao campeonato e traz também talento, mesmo aos 34 anos, a um futebol que muitas vezes anda espremido de classe.

O caracter e o benfiquismo como todos reconhecemos esses são inquestionaveis

 
At 9:47 da manhã, Anonymous Anónimo said...

parece-me que o benfica quer fazer concorrência ao sporting na loja de artigos ortopédicos. mas acontece que essa loja acabou de fechar, com a saída do sá pinto... pelo menos, o vosso dom sebastião voltou, resta saber se é realmente um principe (ainda) virtuoso!

 
At 9:50 da manhã, Blogger Railwayman said...

Será que o futebol moderno ainda comporta números 10 ????

Não será agora a era dos médios completos que atacam e defendem, Deco, Tiago…

A ver vamos…. Grande Ribeiro és GRANDE.

Abraços

 
At 9:58 da manhã, Anonymous Anónimo said...

e o karagounis? Vai ficar sem a sua camisola... E o capitão-formado-nas-escolas-do-rival-da-segunda-circular vai, desta vez, ceder a braçadeira sem fazer birra, ou vai contestar e amuar como aquando das votações que deram a braçadeira ao Helder?

e já agora... o rui costa vai onde? atrás de quem? Então o Gomes volta a jogar sozinho, empanturrado nos centrais? Há coisas que nunca mudam...

 
At 9:59 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Boas grande Pedro

Não acho que de deva pôr em causa o Benfiquismo do Rui Costa, acho é bacoco perguntarem "porque é que não veio antes?!?"

Se ganhassem 5 ou 10 vezes mais vocês vinham?!? Se pudessem ganhar o calcio ou uma liga dos campeões voltavam?!? Pelo amor de Deus...sejamos sérios...veio agora pq não ia jogar lá....

Não vai correr menos que o Robert de certeza por isso penso que será bom para o Benfica...

Vamos lá ver é como é que as "prima-donas" do balneário vermelho vão reagir... ;)

Cumprimentos leoninos e bom fim de semanaaaaaaaaaa

 
At 10:26 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Simão, Simão! Vais deixar de ser capitão! (acompanhar com música do Dartacão)

 
At 10:27 da manhã, Blogger Unknown said...

Boas, é pá, eu por acaso sou portista, mas essa do director desportivo "dragão de ouro", confesso que foi boa :D.

Em relação ao Rui Costa, também sou um grande fã, embora não compreenda muito bem qual vai ser a mais valia para o Benfica, mas pronto...

Passando à frente, Pedro, não sei se vais ler isto, mas de qualquer maneira queria dizer que adicionei o link do teu blog ao meu, não é preciso pagar direitos de autor pois não???? :D:D:D

Bem haja...

 
At 10:49 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Não há dúvida que o Rui Costa tem muita classe e é um simbolo do nosso glorioso, mas o futebol actual não vive de velhas glórias (caso contrário o Eusébio ainda fazia uma perninha). Tenho dúvidas sobre a sua utilidade no Benfica actual e tenho mais dúvidas ainda àcerca da capacidade do Fernando Santos para lidar com tantos meninos mimados
Vamos ver o que dá esta "caldeirada"

Machado

 
At 10:51 da manhã, Blogger Rui Leitão said...

Ainda se deve mexer mais do que outros mais novos que lá estão.
Vai uma aposta?

 
At 11:03 da manhã, Blogger Tino_de_Rans said...

Parabéns Pedro, dos textos todos que li sobre o Rui Costa este é sem dúvida o mais sensato. Mas acredita que o efeito Rui Costa vai fazer esquecer os verdadeiros reforços. As pessoas pensam que um jogador com 34 anos vai fazer tudo sozinho...vai ser bonito vai. E dos nossos sub21, n tens nada a dizer? :P

 
At 11:37 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Sou Portista mas acho que esta foi uma grande contratação do Benfica!!! O Rui Costa foi, é e será sempre um grande jogador. Em relação á idade é uma falsa questao, porque a qualidade deste jogador é inquestionavel. Saudações

 
At 11:55 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Bolas, desta azia tua é que não esperava amigo P. É claro que tens razão no que dizes, mas parece-me pelas tuas palavras que não viste nenhum jogo do Milan esta época. Ou que não conheces quem é o Rui.
Nunca te tinha lido desta maneira... E entristece-me um pouco.

Como já li algures, prefiro um Rui Costa com 34 anos, que dez Betos e vinte Roberts com 25.

É preciso é ter calma e não entrar nem em euforias nem em pseudo-negativismos.

Que raio, estamos a falar do BENFICA!

 
At 12:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O simão o mais certo é que depois do mundial rume para um país que por acaso chama-se Inglaterra.
O Rui Costa aproveitou que na Itália anda tudo a ser preso e indiciado por causa da apitos italianos, ou o presidente do Milan não fosse o antigo Primeiro Ministro lá do sitio. Viu a janela de oportunidade para poder voltar ao Benfica. Pode não ter a frescura nem aguentar os 90 minutos, mas que vi dar mais estabilidade ao meio campo lá isso vai, vamos ter o Luisão a patrão da defesa, e o Rui Costa a patrão do meio campo/ataque, ele tem a experiência e a classe que faltava ao Benfica.

Só espero que o Fernando Santos chame à equipa principal jogadores jovens(bons) que andavam pela equipa B, pelos juniores e emprestados. Parece contraditório mas não é, tem de se ter bons e velhos jogadores com experiência e classe, e jogadores novos com sangue na guelra.

E o Pires? Esse sempre vem ou já se deixou disso.

 
At 1:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu estou eufórico, não tanto por pensar que o Rui Costa vai ser o salvador da Pátria, mas porque é o meu ídolo da adolescência... Um modelo como jogador e como pessoa... Basta ir ao site do Milan e ler o que escrevem dele, basta falar com os adeptos da Fiorentina, para ficarmos com uma ideia de quem é Rui Costa...
A Mística está a voltar... Temos o Rui de volta, e um treinador também genuínamente benfiquista... O Veiga, até agora, no meu ver, tem sido um bom profissional e tem dado o máximo pelo Benfica...

RM

 
At 3:47 da tarde, Blogger Joana (Dra-D) said...

Opiniao muito feminina, vai ser muito positivo ver o Rui Costa nos campos...

Este campeonato ta muito na mó de baixo por assim dizer

 
At 3:51 da tarde, Blogger Neo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 3:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É muito raro encontrar um adepto do Benfica que consegue falar sem meter a clubite pelo meio, e mesmo os que o fazem não é sempre. Às vezes desliza-lhes o discurso para o vermelhismo exarcebado. Mas o Ribeiro desta vez falou com bom senso e com conhecimento do que é o futebol e um balneário como o do Benfica. Parabéns.

 
At 4:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É o "meu" Rui :D
É uma alegria tal :D

http://www.petitiononline.com/rc10/petition.html

 
At 5:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Naturalmente, eu queria dizer exacerbado.

 
At 5:34 da tarde, Blogger Carmim said...

Primeiro apareceu o treinador, Benfiquista de coração.. Agora o Rui Costa como primeiro reforço que também nunca escondeu a sua vontade de voltar a "casa"..
Bom, eu diria que esta época vai ser só «amor à camisola», vamos lá ver é se os resultados aparecem, porque isto do amor é muito lindo, mas não conquista títulos.

 
At 6:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

o rui costa é um mito. vivo, mas um mito. subscrevo o que dizes, pedro. vão existir jogadas bonitas, jogos em que ele vai desequilibrar. mas pouco mais que isso...

quanto ao caracter dele, devo relembrar o show triste que ele providenciou no ultimo euro.

é uma vaca segredo, um menino birrento, daqueles que quando lhe tiravam a bola ia a chorar para casa fazer queixinhas.

sempre estou para ver o ambiente que ele vai gerar no balneário quando o fernando santos estiver obrigado a te-lo em campo, mesmo em baixo de forma, a jogar mal, a ser desrespeitador...

 
At 7:48 da tarde, Blogger Unknown said...

mais uma vez o benfica quer fazer juz ao slogan "Benfica campeão.. só no canal História!"
mas pronto, eu também não me importava que o Deco viesse acabar a carreira no F.C.Porto...

 
At 8:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É agora que o Simão faz uma birra dos diabos. O teu texto está excelente, um benfiquista que analisa a verdade desportiva do teu clube na qual concordo. És imparcial, excelente texto. Grande Sr. o Rui B(c)osta (ñ resisto). Excelente jogador e a demonstrar uma enorme paixão pelas galinhas. O teu texto diz o resto e com grande verdade.

!SCP CAMPEÃO!

 
At 9:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O país esta salvo com a volta dod dois "D.Sebastião " um em Belem e outro na Luz.

Enbora eu prefira de longe o segundo.

 
At 3:01 da manhã, Blogger S.L.B. said...

A Mona Lisa também já tem mais de 500 anos e não deixa de ser um grande quadro, ou deixa?

 
At 3:42 da manhã, Blogger Voyager said...

Eu também ou muito me engano ou este regresso vai ser um grande fiasco..esperar para ver...

 
At 3:43 da manhã, Blogger JPK said...

Rui Costa tem 34 anos.
Não é nenhum salvador, nem nada que se pareça.
Apesar de tudo isto, (e embora seja um pouco suspeito a falar do Rui, sendo ele um dos meus maiores idolos, a par de Pauleta) acho que não deixa de ser uma mais-valia para o plantel, tendo em conta que não vai jogar sozinho, mas sim acompanhado por mais 10 jogadores, que espero eu (e tenho confiança no treinador) jogarão de forma suficientemente "entrosada" para que não se notem as supostas dificuldades fisicas deste, ou de outro jogador qualquer, e para que se evidenciem as maiores qualidades de cada elemento.
O Rui Costa não é, nem nunca será, um salvador, mas sim alguem que poderá ter um papel bastante importante (a vários niveis) num grupo de trabalho que se espera forte.
Abraços

 
At 12:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Rui Costa birrento???
Ele alguma vez criticou ou mostrou-se insatisfeito por ter sido suplente do Deco no Euro, ou por ter sido suplente do Kaká durante 2 anos???
É uma das pessoas mais humildes e consensuais no Mundo do futebol... Leiam o site do MIlan...
Não fez como o Figo, que foi substituído contra a Inglaterra, e fugiu para o banco... O Rui tem o azar de não ser patrocinado pela Nike, o que o prejudicou na selecção... Aí está a resposta ao tratamento VIP do Figo na selecção...

RM

 
At 2:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Onde se lê que o Figo fugiu para o banco, deve ler-se balneário...

 
At 11:31 da tarde, Blogger Cristina said...

espera para ver! tenho a certeza que o RUI vai fazer mais pela equipe que qualquer outro...

a propósito de 90 minutos..qual dos jogadores do benfica aguenta os 90 minutos fresco e em forma??hein??

é um Senhor o Rui, coisa que o benfica não vê há muito tempo..

bj

 
At 2:19 da manhã, Anonymous Anónimo said...

34 anos...e fica tudo contente e pronto...e o resto???

 
At 12:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

slb slb slb.. e viva o rui o grande rui está de volta, e vamos ver se ele ensina os colegas a jogar que eles este época andaram a dormir.

Rui Costa o maior e dos melhores que o slb ja teve.

 
At 2:35 da tarde, Blogger Som do Silêncio said...

Desculpa a minha ignorancia, mas não se diz que o treinador actual do Benfica é benfiquista de gema? Sempre ouvi dizer isso....será mentira?
Quanto ao Rui Costa, é bom puto, sim senhor, mas não é o Sebastião que num dia de nevoeiro regressou....
Escolhas!

 
At 11:13 da manhã, Blogger Fixemobil said...

Uma análise muito lúcida de um benfiquista sensato e atento, que não entra em euforias. E benfiquistas sensatos são como os homens honestos - cada vez há menos (ou pelo menos é o que diz a Claudisabel! ;)

 
At 7:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

caros amigos, o rui, se assim o posso chamar, ate é capaz de fazer alguns joguitos de jeito, do tipo ultimos 10 min., ou então não, quem sabe, logo veremos!!!

 
At 6:34 da tarde, Blogger Rui SpearRko said...

A verdade é que com 34 anos ainda é dos melhores jogadores portugueses...ainda fazia muita falta a selecçao principalmente agora que o deco parece estar cansado...e mesmo no euro2004 perdeu o lugar para deco, mas foi ele que marcou golos decisivos(ja se esquesseram do golo á inglaterra?) eu não. e quanto a idade, no milan estao maldini com 38 ou 39 parece que tem 25...cafu com 37 parece que tem 25 e costacurta com 40 parece que tem 27...no milan existe o "milan lab" um laboratorio para dar excelentes condiçoes fisicas aos jogadores e eu nao duvido que o maestro ainda vai dar grandes alegrias ao benfica!

grande pedro, saudaçoes benfiquistas!

 

Enviar um comentário

<< Home