sábado, março 18, 2006

A Sombra do Vento.

Acabei ontem à noite de ler este livro. A história passa-se na Barcelona da primeira metade do século passado. Daniel Sempere é o filho de um livreiro, que um dia descobre"O Cemitério dos Livros Esquecidos", e aí o ultimo exemplar da obra obscura de um autor misterioso chamado Julian Carax. É o ponto de partida para uma história que nos prende a cada página, que muitas vezes nos segura pela entranhas e que não raras vezes ora nos comove ora nos faz rir. Entre o horror do inspector Javier Fumero e a a delicia de humor trágico que se revela em Fermin Romero de Torres. Tudo se passa numa Barcelona entre a guerra civil e os despojos da 2ª grande Guerra. Um retrato cru e despojado da natureza humana e um exercicio de equilibrio precário entre a normalidade e a vertigem da loucura, por amor. E ódio.
Extraordinário. Adorei. O autor chama-se Carlos Ruiz Zafón. E aqui pode saber-se mais sobre esta obra.

13 Comments:

At 10:26 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Um comentário às 9h de um sábado...ou é do mau tempo ou as crianças aí de casa resolveram madrugar e acordar toda a gente!

Vou seguir esta sugestão de leitura `Marcelo Rebelo de Sousa"...

PM
vouserpai.blogdrive.com

 
At 1:40 da tarde, Anonymous Ribeirinhódependente said...

Tinhas mesmo de ir dar a Barcelona, não era?! =P

Vou investigar esse livro na Fnac + próxima...

 
At 6:51 da tarde, Blogger o mortal comum said...

Estou em Cabo Verde a trabalhar. Com muito tempo para ler, ouvir música e ver filmes... e estou precisamente a ler "A sombra do Vento"... estou quase a acabar e estou a gostar muito.

Mudando de assunto... quem tem filhos pequenos sabe que não é fácil poder acordar tarde, mesmo ao fim de semana... é que eles ainda não têm aquela preguiça de adulto... ou o cansaço de ua semana de trabalho... bom fim de semana e boas leituras...

 
At 7:49 da tarde, Anonymous Maria João said...

Esse livro esteve em alta, nas últimas "Correntes de Escrita" - Póvoa de Varzim, foi a obra vencedora. Só uma pequena nota...

 
At 10:57 da tarde, Blogger Patrícia said...

É lindo não é?
Provavelmente o melhor livro que li o ano passado.

 
At 1:50 da manhã, Blogger totoia said...

Adorei este livro... E para quem é fã de Barcelona tem um encanto especial. Curiosamente só hoje é que o vi em destaque na FNAC, já saiu há quase um ano e não tem grande divulgação, senão o mais certo era já ser um best seller!

 
At 7:03 da tarde, Blogger Cristina said...

...só para deixar um abraço especial. ao pai. ;)

 
At 7:07 da tarde, Anonymous Crezia said...

Não li, hei-de investigar.
Vi-te ontem. Ao vivo. O meu "sobrinho" Diogo (17 meses) quase se agarrou à tuas pernas. É engraçado esta coisa de visitar o blog, ver as pessoas e ser tudo muito anónimo (deste lado, pelo menos que não podes dizer o mesmo hihihi)

 
At 11:18 da manhã, Blogger a.k.a.bicuka said...

hà quase um ano que o li... encontrei-o meio perdido na minha livraria "do custume" em milao... e adorei, simplesmente excelente!

 
At 1:16 da tarde, Anonymous fa said...

Também foi um livro que adorei. Aconselho-o a toda a gente.
Gostando deste livro, proponho a leitura dos livros de Arturo Pérez-Reverte (também é um escritor espanhol), tais como A Tábua de Flandres, Cemitério dos barcos sem nome, Clube Dumas, A Rainha do Sul,...

 
At 11:59 da manhã, Blogger fantasma said...

É fabuloso, não é??? Também o adorei, ficou-me na cabeça....

 
At 11:26 da manhã, Blogger Marta said...

Há livros que passam a fazer parte de nós!... A Sombra do Vento é sem dúvida um deles!... E deixa saudades...

 
At 12:05 da manhã, Blogger Maria de Fátima Jacinto Andrade said...

Li o livro em férias ...é estenoante e diria até cansativo no sentido em que não usa uma linguagem corrente..e fluente...é meticuloso na abordagem dos pequenos pormenores da narrativa...da vida de um livro entre muitos...e do segredo entre pai e filho que perdura no tempo...e de geração em geração....enfim para quem gosta de lêr este é, aquele livro.Para lêr e reler...algum tempo depois...

 

Enviar um comentário

<< Home