quinta-feira, agosto 09, 2007

A selva.

- Ò pápi (sim agora trata-me assim) tu agora eras um tigre muita grande e feroz e eu fugia e depois tinha uma espada e já podia defender-me.
E lá ando eu de gatas, a inventar rugidos e garras, e ele a rir de tão contente.
Depois peço-lhe para descansar um bocadinho que o papá está cansado. E ele: mas os tigres são muito fortes e nunca se cansam!
E eu: ai cansam cansam.
E ele senta-se com as pernas á chinês, enquanto eu lhe explico que sim, os tigres cansam-se, e fazem ó-ó e ficam velhinhos.
- E depois morrem?
- Sim filho. Um dia morrem.
Ele fica um bocadinho a pensar, depois pega no taco de plástico de mini golf que só o é para quem tem a incapacidade incrível de não perceber logo que aquilo é uma espada, e , com aquele sorriso que é a coisa mais linda que o mundo já viu, diz, muito despachado:
- 'Tá bem papá (alterna o "papi" com o "papá") mas agora já não estás cansado e não és velhinho e não vais morrer, porque tu não és um tigre mesmo mesmo a sério, por isso anda!
E o jardim é uma selva, o caçador tem um boné de ganga, e uma espada amarela; o tigre sim está cansado mas continua a rugír e a persegui-lo como pode, e não tarda nada ele quer lanchar e vai pedir "leitinho no biberon" (ele diz á francesa).
E o tigre dá.

37 Comments:

At 10:42 da manhã, Blogger Ponto Neutral de Realismo said...

Yep, grande tigre.
É por essas e por outras que se diz "que o melhor que há no mundo, são as crinaças".

Essa é que é essa.

 
At 10:48 da manhã, Blogger Zana said...

Com essa argumentação, não há volta a dar e toca a rugir.
O raciocínio dos putos espanta-me sempre, sabem sempre mais do que estamos à espera.

 
At 10:51 da manhã, Blogger D. said...

...já muita gente tentou, mas nunca vi nenhuma boa definição da palavra "amor"...no entanto, penso que este texto descreve e ilustra bem o que significa tão belo sentimento...Parabéns pelo filho fantástico que têm, pelo pai fantástico que é e pela sua bonita forma de se expressar...

 
At 11:09 da manhã, Blogger eu said...

Muito bem, um pai tigre, sim sr!!! Antes pai tigre que pai leão!!!!
:)

 
At 11:12 da manhã, Blogger Unknown said...

P fizeste-me recuar 20 e tal anos.....e irra que nunca mais sou avô ;-)

Parabens por saberes tão bem transmitir esses sentimentos únicos.

 
At 11:38 da manhã, Blogger SRC said...

e depois o papi vem contar estas coisas e a malta fica toda derretida...

Gosto muito de te ler e de te ouvir...
bjs

 
At 11:51 da manhã, Blogger A.D. said...

Realmente impressionante a maneira como transmites os teus sentimentos! É por essas e por outras que te admiro imenso! Parabéns por seres quem és!
Se quiseres passa pelo meu blog que ainda está muito "fresquinho"... :)
http://www.therearemoments81.blogspot.com/

 
At 11:52 da manhã, Blogger AnaBond said...

oh que lindo.....

 
At 11:56 da manhã, Blogger LP said...

Lindos!

 
At 12:48 da tarde, Blogger Pedro Aniceto said...

Ah tigre!

 
At 1:45 da tarde, Blogger Pedro Aniceto said...

Gente!
Faltam pouco mais de trinta dias para o mais horrendo passatempo de Verão:

Regras: http://caoepulgas.blogspot.com/2007/06/o-pior-postal-do-vero-2007.html

Galeria de concorrentes:
http://postalverao2007.blogspot.com/

 
At 4:08 da tarde, Blogger Sonia, Filipe, Guilherme e Santiago said...

Simplesmente...delicioso.
Estou ansiosa que o meu filhote fale para me deliciar assim também.
Beijinhos

 
At 4:15 da tarde, Blogger Unknown said...

Da maneira com transmite os seus sentimentos e relacionamentos com os seus filhos, é difícil alguém não o admirar.
Saudações Benfiquistas.

 
At 4:22 da tarde, Blogger Sofia Gonçalves said...

História deliciosa mas... Biberon?! O teu filho não é já um bocado grande para isso?!

 
At 4:33 da tarde, Blogger P said...

Sim o puto já é grande para o biberão, mas é um miminho! Ao acordar, ao lanche e antes de dormir. :-)

 
At 5:21 da tarde, Blogger Cristina said...

Bom, antes de mais... As figuras que as pessoas fazem!!! ehehe

Faz-se de tudo para manter os filhotes, netos, sobrinhos entretidos e com um sorriso nos lábios. É tão bom e reconfortante sentir como eles estão felizes. Achei a brincadeira amorosa, mas vê lá isso... Num post elogias os lagartos, noutro és um tigre... hmmm, começa-se a desconfiar :P

Depois de ler este post, só consigo pensar em como nunca mais sou tia... Bah! Quero bebés (não meus, para já)


Cumps

 
At 7:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

mais um pouco de descrição e já podia escrever um livro infantil. e sim, a imaginação perpétua das crianças surpreende toda a gente, todos os dias.

parabéns pelo seu trabalho e pelo blog! ;)

 
At 7:28 da tarde, Blogger josecarlos said...

grande texto,grande pai,grande profissional,grande pessoa,grande pedro

 
At 8:45 da tarde, Blogger Vânia Sofia said...

Olá!
Há muito tempo que oiço o teus programas de rádio, assim como na tv. Descobri o teu blog à uns tempos atrás mas só hoje, depois de ler o teu post, decidi comentar pela primeira vez. Adorei o teu pequeno "relato".

 
At 9:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Um momento delicioso... Ternura na sua forma mais pura.
Parabéns pela capacidade de nos transportar à sua realidade

 
At 8:52 da manhã, Blogger Gomezzz said...

OFF TOPIC!

Estou a ver um programa na RTP Memória, onde o grande P tem o belo colete de camurça castanho e fala sobre aquela rubrica "Comercial Internet" nos idos 96!

Menos 10 anos em cima e a falar de uma coisa estranha em que havia palavras como Pontos de Acesso, Modems de 14, 400... Chamada local...

Lembraste disso?

Abraço

 
At 10:23 da manhã, Blogger Carina Oliveira said...

Adorei esta história...
Sem palavras.
Ao mais alto nível da Ternura e do Amor...

 
At 11:08 da manhã, Blogger MédioCriativo said...

Muito bom!

Um Hobbes cansado e um Calvin insaciável!!!

Há lá coisa melhor?!

Abraço,
MC
www.gordovaiabaliza.blogspot.com

 
At 11:25 da manhã, Blogger Maria Lavrador said...

Que giro, o meu filho agora tb anda numa de "pai" e "mami" e eu tenho de lhe chamar "baby"... E eu sou mais um cavalo, pois tenho o cabelo comprido e serve de crina para ele segurar e não cair! Mas a ideia é a mesma, o que muda é o animal...

Bom fim de semana

Maria Pereira

www.era1xeu.blogs.sapo.pt

 
At 2:36 da tarde, Blogger Just a blog said...

Mas como se costuma dizer "eles" fazem de nós "gato sapato" mas eu falo por mim adoramos cada milesimo de segundo que passamos nas brincadeiras com eles e inclusive no meu caso tenho dias que estou mais cansado, mal-humorado e assim que ou a vejo ou brinco parece que tudo isso desapareçe assim de repente, é maravilhoso!!!!

 
At 2:49 da tarde, Blogger Filipa said...

Ohhh... Que fofos ^.^

 
At 4:37 da tarde, Blogger Oliveirinha said...

P, admiro a tua facilidade de por em texto os sentimentos, tanto neste post como noutros. Olha que disso se fazem grandes escritores, devias tentar fazer algo do género.
tudo o que escreves aqui "transpira" a felicidade, e sente-se que estás em grande, e alegras também o meu dia. Com isto até fico ansioso por ser pai, mas cada coisa a seu tempo. Abraço

 
At 9:47 da tarde, Blogger bounty said...

Pedro, tomei a liberdade de te inscrever no Blogger's Choice Awards. Aqui está o link http://www.bloggerschoiceawards.com/blogs/show/25046
:)

 
At 9:48 da tarde, Blogger bounty said...

Ups, n ficou muito bem. 2ª tentativa.
http://www.bloggerschoiceawards.com/blogs/show/25046

 
At 9:49 da tarde, Blogger bounty said...

www.bloggerschoiceawards.com/blogs/show/25046

 
At 12:16 da manhã, Blogger stiletto said...

A história que contas é de uma ternura imensa. Nada como uma criança para despertar a criança adormecida que existe dentro de nós, não é?! O teu filho deve ser o máximo!

 
At 9:54 da manhã, Blogger Luis said...

a mim também me acontece, mas eu sou um barco e ela é a passageira.
excelente texto. parabéns.

 
At 10:04 da manhã, Blogger Tiago Ventura said...

Oi! sou o Tiago, 18 anos e gosto bué de te ouvir! Estás na minha lista de links em http://livrodeaventuras.blogspot.com

aparece por lá abraço

 
At 1:29 da tarde, Blogger Paulo said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 1:30 da tarde, Blogger Paulo said...

And nothing else matters :)

 
At 9:55 da manhã, Blogger Olinda Dinis said...

Hahaah gostava ter visto esse ataque do tigre, ainda bem que não era um leão ;)
Beijo para todos :D

 
At 2:48 da tarde, Blogger SoNosCredita said...

:)

lindo!
e dá saudades de algumas coisas que ficaram lá p'ra trás...

 

Enviar um comentário

<< Home