terça-feira, julho 24, 2007

Os Outros I

Um grande amigo meu, tão sportinguista como eu sou benfiquista, desafiou-me hoje a eleger o melhor onze que eu já vi de leão ao peito.
Desafio dificil. Vi muitas equipas muito boas do Sporting. Alguma muito boas não chegaram a ganhar campeonatos, mas eram mesmo excelentes. O Sporting de Robson, por exemplo, era entusiasmante.
Resolvo aceitar o desafio propondo um treino de conjunto, entre os dois melhores SCP's, de entre os jogadores que vi actuar no Sporting.

Temos então de um lado:

Schmeichel

Gabriel Venâncio André Cruz Rui Jorge

Luis Figo, Balacov, Pedro Barbosa, Cristiano Ronaldo

Jardel e Liedson

E do outro:

Meszaros

Carlos Xavier, Naybet ,Valckx, Mario Jorge

Quaresma, António Oliveira, Oceano, Futre

Jordão e Manuel Fernandes

Algumas hesitações que tive: Damas. Acho que não vi a sua melhor fase sportinguista, que terá ocorrido antes de ir para Espanha e não no regresso para fechar a carreira e como só dá para um guarda-redes de cada lado...não entrou nestes onzes.
O lateral direito...não me lembro assim de nenhum melhor que o Carlos Xavier, mesmo que ele tenha sido mais médio do que defesa, mas foi como lateral direito que se estreou!
O Inácio, o Eurico, o Bastos, o Paulinho Cascavel, o Douglas, o Simão, o João Pinto...podiam entrar nestes onzes, mas acho que escolhi bem.
Por exemplo: o Oliveira no Sporting...lembro-me de um 3-0 ao Dinamo de Zagreb em que foi ele que ganhou o jogo, basicamente, marcando 3 golos e fazendo provavelmente a sua melhor exibição de sempre. E depois A dupla: Jordão (infelizmente não o vi no inicio da carreira no Benfica) e Manuel Fernandes. Letais. Balacov, Figo, Futre, Ronaldo...muito acima da média!

Pronto, já está. Um dia destes os melhores onzes...dos dragões!

18 Comments:

At 12:08 da manhã, Blogger Tiago Bernardo said...

Caro Pedro Ribeiro.

Acompanho sempre o seu blog. Quer por gostar imenso de o ouvir todos os dias de manhã, quer por gostar imenso do humor e simplicidade com que escreve.

E, sinceramente, para este blog ser prefeeeeito, perfeeeeeito, só faltava um post sobre o GRANDE SPORTING! :)

Um abraço.

 
At 12:54 da manhã, Blogger N.M said...

Sim não tá mal escolhido!!!

 
At 11:44 da manhã, Blogger Joaquim Varela said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 11:51 da manhã, Blogger Joaquim Varela said...

Venâncio a titular? Rir!!!Só a nível de centrais, posso enumerar Eurico, Luisinho e pasme-se até um Beto, catano. venãncia era muito, muito fraquinho.

Não colocar aqui Jordão na equipa principal, parece-me um crime de lesa-lagartismo. Tomara eu que o Benfica tivesse aproveitado o Jordão na sua equipa principal (mas na altura havia por lá demasiados pontas de lança de qualidade - Néné, Artur Jorge, Eusébio, etc). Jordão foi dos melhores pontas de lança que algum dia vi no Sportem e em Portugal, e só eventualmente o "Monas" (Jardel) fez melhor que ele.

Cristiano Ronaldo? Ó carisssimo, o CR quase nem vestiu a camisola do Sportem!

Pela parte que me toca, e isto aqui também tem um pouco a ver com a idade das pessoas e as suas memórias, assim como dos seus gostos pessoais, malta do calibre de um Manuel Fernandes (esse grande carrasco do 13 de Dezembro de 1986), por exemplo, se calhar também terá lugar na equipa principal.

 
At 11:53 da manhã, Blogger P said...

Ò amigo Joaquim,


Isto aqui não há equipa principal e equipa B ! São duas equipas de igual estatuto!!! :-)

 
At 1:10 da tarde, Blogger Matecas said...

Ò carissimo Joaquim,

Cuidado ao dizer que o Cristiano quase não vestiu a camisola do SCP não vá a FPF tirar ao seu clube os pontinhos que ele lhes deu :)
25 jogos efectuados, 3 golos marcados e sabe se lá quantas assistências. Quase sem vestir a camisola foi contratado pelo Manchester, teve azar o rapaz podia ter tido melhor sorte e ter seguido para o Atlético Clube de Cucujães.

Parece-me de valor conseguir recordar e reunir jogadores de um clube que sabemos não é o preferido do Pedro, formando duas equipas tão fortes que com certeza seriam campeãs nacionais. A não ser que lá andasse o Fernandinho (maldade minha) :)

Boas escolhas aguardo para ver a escolha sobre os jogadores do FCP, para confirmar ou não a presença do grande Paulinho Santos :)

 
At 3:08 da tarde, Blogger Joaquim Varela said...

Bom, tinha visto isto como "onze titular" vs. "onze suplente". Assim sendo retiro grande parte do que disse, com excepção do Pedro Venâncio, que foi um central banalissimo e para mim, um grande mistério o facto de se ter aguentado tanto tempo a jogar na lagartagem.

Quanto ao Cristiano Ronaldo, penso que se está claramente a confundir o Cristiano Ronaldo de hoje em dia (um jogador de classe mundial) com o que jogou no Sportem (um puto com uma enorme alegria a jogar e cheio de vontade de mostrar umas habilidades e malabarismos que me irritam de sobremaneira), mas tudo bem.

Quanto ao que diz o manecas, só posso acrescentar o clássico: "Quê?! O Cristiano Ronaldo deu ao meu clube o quê?!"

 
At 3:15 da tarde, Blogger Unknown said...

HÓ P o Venâncio não por favor ;-)
e já agora põe o Cherbas e o Niculae.

 
At 5:32 da tarde, Blogger Unknown said...

Bem, eu diria que talvez paulo sousa tivesse Lugar naquela equipa...

 
At 5:38 da tarde, Blogger João Paulo Cardoso said...

Grande lição de fair-play e de sapiência futebolística, por assim dizer.

Um abraço.

http://oeldorado.blogspot.com/

 
At 10:31 da tarde, Blogger Ele há horas assim... said...

Fico ansiosamente à espera do(s) onze(s) do meu Fc POrto!

Abraço

 
At 10:40 da tarde, Blogger Assentador said...

Pedro temos mais ou menos a mesma idade e enquanto sócio do grande Sporting, aceito quase todas as escolhas, tacticamente uma das equipas sem trinco não me parece que fosse equipa vencedora. na outra equipa o futre? Acho que ainda fez menos jogos e menos golos que o sim(ul)ão, tiveste medo de o associar a nós? ok é pura provocação :)

 
At 10:32 da manhã, Blogger maradona said...

O meu onze titular:

Damas,

Oliveira, Figo, Cristiano Ronaldo, Pedro Barbosa, Quaresma, Futre, Nani,

Jordão, Yazalde e Jardel

maradona

 
At 10:46 da manhã, Blogger preto said...

Pedro,

queria dizer-te a seguir a Luis Figo ( o melhor) aparece o Rui Manuel Trindade Jordão!! Era fabuloso!!Quando vejo as imagens de França 84, ainda me faz arrepiar.
Ah, mais uma coisa,por aquilo que vejo, tinhas todas as condições para seres do sporting!!
Abraço

 
At 10:05 da tarde, Blogger Ana said...

Estava ansiosa para fazer um comment! Acompanho de perto o seu blog porque acho muita piada à naturalidade e à vontade com que fala do dia a dia aqui, aos olhos de todos. Mais... acordo consigo, levo-o no carro todos os dias para o trabalho e... quando chego lá, o Pedro já lá está! hehehe
(por falar nisso, volte lá...)
Esperei e não comentei... mas não resisti quando vi a foto deste "meu" estádio no seu blog... Pensei que estava a ver mal! Até fiquei emocionada!
É sim senhor uma prova de bom clubismo! Um benfiquista como o Pedro com esta audácia!!!
Grandes jogadores, boas escolhas e acima de tudo, viva o desportivismo!
Saudações leoninas!
Ana

 
At 1:14 da tarde, Blogger Francisco del Mundo said...

Caro Peter (que quase substitui já lá vão 2 anos),

espero esses onzes do FCP... Quanto ao Jordão, tive a sorte de passar com ele várias férias e era um ser humano fantástico. Ficarão na memoria os jogos de futebol de praia em que o vi a fazer pontapés de bicicleta uns atrás dos outros...
Abraço

PS- Ainda vai receber o meu CV por estes dias...

 
At 4:06 da tarde, Blogger redjan said...

No minimo uma demonstração de estar no desporto ! Grande fairplay eleger os melhores de um rival ! Vem aí a do fcp? Mas inclui árbitros o onze?

redjanpais.blogspot.com

 
At 3:16 da tarde, Blogger Angélika said...

É impressão minha ou não li BETO???

:S

 

Enviar um comentário

<< Home