quarta-feira, julho 25, 2007

Leituras de férias.

"Pátria" de Robert Harris. A primeira vez que o li, foi há mais de dez anos. Acho fascinante o ponto de partida, do ponto de vista das possibilidades que abre ao escritor: "Depois de Hitler ter ganho a guerra..." Sinistra ideia sim, do ponto de vista da realidade, mas muito interessante do ponto de vista literário.
E duas leituras novas: "Foi Assim" de Zita Seabra; e "Um milhar de Sóis" de Alex Scarrow (aqui trata-se da ideia de que uma Alemanha a tentar com desespero lançar uma bomba atómica sobre Nova Iorque, mudando o rumo da guerra, mesmo à beira do fim, já com Berlim cercada e Hitler aflito no bunker).
Pelo meio, de vez em quando, umas passagens desse velho amigo que é "Siddhartha" de Hermann Hesse. "Compreender o mundo, explicá-lo, desprezá-lo, são coisas que poderão agradar aos grandes pensadores. Mas eu considero mais importante amar o mundo, não o desprezar, não o odiar nem me odiar, observá-lo, a mim e a todos os seres, com amor e admiração e respeito".

8 Comments:

At 11:25 da manhã, Blogger SoNosCredita said...

é isso! :)

 
At 11:25 da manhã, Blogger Paula (PTS) said...

Olá Pedro!
Leitura de férias? Acabei agora um dos melhores romances históricos que li (quase, quase, como o "Equador" do Miguel Sousa Tavares"), chama-se "O Tempo dos Amores Perfeitos" do Tiago Rebelo, passa-se em Angola no fim do Séc. XIX, e eu gostei muito! primeiro é sobre Angola (o meu país!), depois é um romance, e ainda por cima, com um cunho de história, gostei e recomendo! Por agora ando ás voltas com o "Tempo das Giestas" de José Casanova, mas que não vai chegar às férias... até porque as malandras só chegam no longinquo (!!!!) 13 de Agosto! Por agora fica um beijinho de boas férias junto da família e amigos... "Foi assim" de Zita Seabra, porque não para as férias?? Mas acho que apesar da curiosidade, vou optar pelo "Combateremos a sombra" da Lidia Jorge. Bj.
(Eu e os meus pequenos já estamos na net: http://putoslindos.blogspot.com/ visita-nos!

 
At 12:19 da tarde, Blogger Karla said...

Dos que referes, só o "Pátria". Lindo. Horrível, sinistro... mas adorei!

 
At 1:54 da tarde, Blogger Cláudia Braz said...

Robert Harris, aprovo. é muito bom

 
At 7:02 da tarde, Blogger Son of a Man said...

Olá!
Grande Livro "Durante toda a noite, o céu estivera carregado de densas nuvens...."

Coloca-nos rapidamente em Berlim no Inverno, com os Nazis dominando a Europa, é um livro fantástico.
Lê o Enigma do mesmo autor é excelente!

Continuação de boas férias.

PS: Se gostas de livros com Ficção Histórica alternativa aconselho este link Alternate History - WikiPedia Com situações como Napoleão a dominar a Europa, Roma nunca ter desaparecido, União Sovietica conquistar os EUA...

 
At 8:07 da tarde, Blogger serotonina said...

Isto não tem nada a ver, mas vi-o no dia 17 em Aljezur, pena ir atrasada para uma festa de anos senão teria parado o carro e dado um grande olá.
a visitar a minha terra, muito bem.

 
At 11:47 da tarde, Blogger Just a blog said...

Muito bem que haja alguem nesta terra que leia e de perferencia livros com L grande e desejo que esta febre da literatura dita light e de qualquer 1 pensar que sabe escrever acabe depressa eu estou ligado a nivel profissional ao livros e tenho a sorte de lá não entrar as Carolina,Margaridas, etc e o que me entristese mais é ver as vendas desses livros comparadas com aqueles que fazem juz a esse nome que deveria de ser mais respeitado que é o LIVRO mas a cultura neste país.....

 
At 3:36 da tarde, Blogger redjan said...

May I?
Menina Ninguém - Tomek Tryzna ....
As velas ardem até ao fim - Sandor Marai !
Também dois assuntos a ter em conta nas férias !
E de fim-de-semana ?
Vidas Simples Pensamentos Elevados - José Ceitil .... o prazer de ler simples !

Janjan

 

Enviar um comentário

<< Home