domingo, junho 10, 2007

Apetites

A questão é que estamos em Junho. E em Junho uma pessoa tropeça, de vez em quando, no aroma inconfundível da bela Sardinhada. Questão: Como saber, na praça, assim de olhar, se a sardinha é boa.
E outra: qual é técnica para assar sardinhas como deve ser? Eu o belo churrasco de carnuncha é sem problemas. Mas a sardinhada é terreno por explorar. Aceitam-se dicas.
Obrigado.

26 Comments:

At 2:51 da tarde, Blogger Cristina said...

quem não come sardinhas e caracóis, não é bom português, de certeza!! :))

dicas?
no mercado mais próximo, escolhem-se frescas e gordas.
um assador, ou umas brasas e já está.
muita salada.

 
At 5:32 da tarde, Blogger tiagwho said...

o segredo para assar um belo peixinho é aquecer bem a grelha para não pegar e mais importante ainda não deixar a sardinha secar. No Algarve, principalmente em Portimão é costume por cinza por cima das brasas para assarem melhor.

Boa sardinhada

 
At 7:37 da tarde, Blogger Pedro said...

Faz favor de vir ao Porto para o S. João e já vês como isso se faz... :)

 
At 7:42 da tarde, Blogger bicho ruim said...

olha-lhe para os olhos, como a qualquer ouro peixe. se te parecerem demasiado "mortiços" é porque o peixe já n está em bom estado. escolhe as que tenham os olhos mais vivaços!!

 
At 8:46 da tarde, Blogger Joao Forte @ Blog said...

Bem, isso nada melhor que visitares Setubal...eheheh a terrrra da Sarrrrdinha e do Carrrapau!
Vou tar atento...tb preciso saber!

Vejam isto....

http://www.anunciosgratis.pt/ads/207/posts/6/27/33901.html

 
At 11:27 da tarde, Blogger Ana said...

já ouvi dizer que o segredo para assar peixe é aquecer bem a grelha e untá-la com gordura antes de colocar o peixe!! Ainda não experimentei, mas fica a dica!!

Quanto á escolha da sardinha, sempre ouvi dizer que a congelada é quase sempre boa.

Boa sardinhada!!!

 
At 11:58 da tarde, Blogger BlueAngel aka LN said...

Sardinha congelada, recomendo e há todo ano! :-) Brasa bem quente assim como a grelha, colocas a bela da sardinha e deixas ficar a assar. Viras e quando ambos os lados estiverem a gosto, botas em cima do pão e comes! Ainda este fim-de-semana fiz assim e comeram-se que foi uma maravilha!!!

 
At 12:06 da manhã, Blogger L u i s P e s t a n a said...

Peixe congelado BlueAngel? Nah....

 
At 1:42 da manhã, Blogger Miss* Duvalle said...

pois...o sto antonio muito bonito, casamenteiro, mas n vi sardinha asério!!!

Tens que cá vir ao padroeiro, o tal que dá um balão...
Aqui vais à lota, sacas umas sardinhas das boas, ou no rei das sardinhas em matosinhos e vês....choras por mais!!!

Não sou bem perita em assar, mas desd que não venha queimadita, eu aceito!!!

**

TÀS CONVIDADO!!!
Parece que há fogo de artificio e tudo...o ruiozinho a esticar-se só para cá vires ;)

 
At 1:45 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Pá, a "moda" agora é acompanhar a bela da sardinha, com aquele refrigerante, que n posso dizer a marca, pq é a coca-cola...ups!

 
At 11:39 da manhã, Blogger Mãe Gabi said...

bem essa foto deixou me com agua na boca...sardinhas assadas bem assadas...não muito gordas e a saltar de frescas..( se os olhos da saridinha tiverem sangue..ja nao estao frescas!) o fogareiro...bem eu sou um desastre!

 
At 2:04 da tarde, Blogger MariaTuché said...

Para que fiquem bem saborosas não precisam assar muito, a brasa tem que estar a "bombar" e a grelha bem quente para as sardinhas não ficarem agarradas e depois e 5 minutos de um lado e 5 do outro e não esquecer o belo do pimento a assar em cima do carvão.

Já agora a sardinha sabe bem em cima de uma fatiazinha de pão, é para a engorda mas sabe muito bem no fim da sardinha aquele sabor da gordurinha da sardinha no pãozinho ahaha

Beijossssssssss

 
At 2:05 da tarde, Blogger blimunda sete luas said...

Segundo oiço dizer (que a cozinha é para mim o maior dos mistérios), há que deixar a sardinha bem tomada de sal, ou seja, deixá-las em sal umas horas antes de grelhar.

Quanto à compra, disse-me um senhor em Portimão uma vez que o peixe não se deve comprar se estiver de boca aberta, porque é sinal de que não é gordo (para mais pormenores, ir a Portimão, ó fáxavor).

E já que há por aqui gente a falar do Porto e de Setúbal, deixa-me cá puxar a brasa e recomendar Vila Franca de Xira, que em Julho é tempo de Colete Encarnado, e toda a vila cheira a sardinha assada que é um consolo! Para dicas de restaurantes e tal, é só mandar mail.

Sim, porque eu não percebo nada de cozinha, mas de comer vou percebendo qualquer coisita! ;-)

 
At 3:37 da tarde, Blogger Unknown said...

Pedro, nunca sardinha congelada! É mais fibrosa! Nada como ir à praça de manhazinha!
A sardinha boa é a gorda, não muito grande (por causa das espinhas) e que na cabeça tenha uma zona de escamas amarelas, não os olhos!!!
Para a assares só tens de ter a grelha bem quente! Mas não a asses demais, senão fica seca e já não pinga o pão..
Bom apetite!

 
At 6:46 da tarde, Blogger FR said...

1º O tamanho não importa, embora pessoalmente perfira grande e escamuda (as escamas fazem com que durante o processo de "assar" se mantenham os oleos gordos e sucos próprios do peixe) (válido para outras especies)
2º As brasas devem estar quentes mas não muito pois podem incendiar o peixe e queimar os tais oleos que dizem ser bons para o colestrol, omegas 3 e tal.
3º Nunca, mas nunca por óleo ou quaisquer gorduras na grelha pois potencia a que as brazas se incendeiem e queimem o peixe.
4º Temperar a gosto. Quanto menos tempo tiverem no sal melhor pois o sal queima (mais uma vez) os tais oleos. 15 a 20 minutos com sal directamente na guelrra é mais que suficiente.
5º Compra: A gelrra deve apresentar-se vermelhilha (como os benfiquistas gostam), a pele deve ser lisa e PRATEADA, os olhos limpidos e transparentes e a "carne" deve apresentar-se firme e rija.
6º Muito importante: Esqueça a sardinha congelada (excepto aquela que foi congelada em água de mar alto, mas isso hoje em dia é quase impossivel).
7º Escolha carvão de boa qualidade.
8º A grelha deve estar o mais limpa possivel. Se for nova deve ser "queimada" durante 4 ou 5 minutos na chama do carvão para queimar os quimicos do metal.
9º Procure na "Praça" ou Mercado do seu bairro uma peixeira daquelas à moda antiga e diga-lhe com carinho e com ar de que não percebe nada do assunto,que queria assar umas sardinhas e tal mas não sabe escolher e se ela por acaso o pode ajudar (resulta sempre).
E Finalmente
10º Bom Apetite

 
At 7:58 da tarde, Blogger a macaca de imitação said...

aki o meu papi é pro nos assados.Sempre feitos no carvão, nunca no grelhador. Deixar estar do as brasas p n queimarem imediatamente... Cá em casa já se comeram várias vezes este ano...Têm estado uma delicia... beijinhs e bons petiscos

 
At 8:26 da tarde, Blogger JHB said...

Ora aí está uma coisa que é sinónimo de Verão e de Portugal, e em consequência sinónimo de boa vida.
Malditos exames que adiam estas coisas.

 
At 12:07 da manhã, Blogger Hugo Cunha said...

Peço desculpa mas tenho de falar disto.Acabei de assistir ao ultimo episódio da melhor série de sempre Os Sopranos(se não viu tem mesmo de ver aconselho).Adorei a cena final especialmente a musica dos Journey-Don´t Stop Beliving muito bem escolhida ainda á esperança.Gostei tambem da parte da tentativa da filha para estacionar o carro hilariante e já agora o silencio no fim querem melhor final.,A ver se fazem um filme com estas personagens(parece que assinaram contrato para filme ou Mini Serie)Não queria que a melhor serie de sempre acaba-se assim, pois tal como o album do Beatles S Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band foi um marco á sua época e apartir dai a musica nunca mais foi a mesma , tambem esta serie é um marco de tal ordem que já nunca mais podem serem como eram(parte do post colocado em outros blogues).

 
At 12:08 da manhã, Blogger Hugo Cunha said...

Adoro sardinhas com pimentos tomate batata cozida ou feijão frade, já to com fome

 
At 6:31 da tarde, Blogger João Paulo Cardoso said...

Detesto sardinhas e também não engraço muito com carapaus.

CARNE!!!

E já agora, Arroz Doce.
Veja porquê em

http://oeldorado.blogpot.com/

 
At 8:16 da tarde, Blogger Pisces Girl said...

A minha mãe costuma assar as sardinhas sempre no carvão e costuma preferir as de tamanho médio (ou seja, nem muito pequenas nem muito grandes). Deixa as brasas arder bem e depois assa as sardinhas lentamente para não ficarem defumadas.

Ainda ontem comi sardinhas assadas... tão bom!!! Só não engraço muito com as espinhas... :o|

 
At 6:05 da tarde, Blogger Jorge Dias said...

Olá Pedro! Uma boa dica... para quem mora na zona de Carcavelos/Parede é visitar o ARRAIAL no Centro Comunitário de Carcavelos e aí provar a bela da sardinh'assada na 6ª-feira, 22, ou sábado, 23 de Junho!

 
At 11:08 da tarde, Blogger Jubylee said...

Sardinhas boas na praça: nunca, mas nunca compres as que têm "gravata", ou seja, que apresentem sangue - provavelmente estão moídas (se gostas delas assim, tudo bem, mas eu gosto delas bem firmes). Devem estar prateadinhas. As congeladas nunca serão tão boas como as da época do verão. Sempre ouvi dizer que a sardinha se quer pequenina, mas eu gosto delas assim mais gorditas, mas não muito. Para assar, não deixes o lume muito alto, deixa o carvão queimar um pouco. Este é o conhecimento passado de um tio meu de Setúbal e da minha querida mãezinha, a assadora profissional aqui de casa. Bom apetite!

 
At 6:51 da tarde, Blogger Unknown said...

como habitante de sesimbra sei que assar sardinhas não é qualquer coisa!! está provado cientificamente, pelo menos em Sesimbra que é um processo complicado e tem a sua tecnica :)
Primeiro quem assa o peixe é sempre o chefe de familia (tem sempre a mania que domina a coisa)depois antes de colocar o peixe na brasa o chefe de familia tem de olhar para a sardinha olhos nos olhos como se não houvesse amanhã!! depois assa de um lado assa de outro quando a pele está a estalar aiii está prontissimo para ir para a travessa!! :)) depois vem a outra tecnica interessante que é comer a sardinha.. bom mas isso fica para uma proxima!!

 
At 1:37 da tarde, Blogger Casimiro dos Plásticos said...

Eu sou de Sesimbra, terra de pescadores. para escolheres a melhor Sardinha é só perguntares pelo Idalecio e dizes que vens da minha parte. :P

Idalecio Rulz

 
At 11:00 da tarde, Blogger sandra torres said...

Concordo a 1000% com a cristina. O bom do caracol com a cervejola à sombra de uma esplanada e a sardinha assada a pingar no pão são extremamente obrigatórias no Verão de qualquer português que se preze.

Nunca seesqueçam: uma boa sardinha quer-se pequenina e gordinha! lol

 

Enviar um comentário

<< Home