domingo, maio 20, 2007

E de maneiras que...

Parabéns ao Porto. Ganha um campeonato quem é melhor. O Porto ganhou, porque foi melhor. Ponto.
O Sporting terá jogado melhor mais vezes. O Benfica teve uma sequência incrível de jogos sem perder, mas uma má gestão do plantel, algum azar em jogos decisivos, mas sobretudo falta de qualidade em várias áreas do seu futebol levaram a um terceiro lugar também justo.
O mês de Abril e a eliminação da Taça UEFA muito dificíl de digerir, logo seguida de um empate em Aveiro deitaram tudo a perder.
O mais extraordinário é ouvir o treinador do Benfica dizer que "a época não foi negativa". E é sempre interessante que, a segundos de uma equipa ganhar o campeonato, os seus adeptos delirem, respondendo ao apelo do speaker : "E quem não salta é lampeão olé..."
Os olhares de quem ganha vão para quem ficou...em terceiro. Sintomático sobre quem mais se teme, a quem se gosta mais de ganhar.
Para o ano há mais.
Uma palavra para o maior dos campeões desta época: Vitor Baía. Extraordinário guarda-redes, líder de equipa e papa títulos. Parabéns balizas.
Confio que na próxima época, na última jornada, será Rui Costa a despedir-se...campeão.

37 Comments:

At 9:44 da tarde, Blogger S. C. R. said...

Vim aqui justamente comentar no Blog de uns amigos meus do Porto. Dar-lhes os parabéns.

Sem dúvida o melhor de sempre. Vitor Baía. Os meus parabéns.

Grande beijo e parabéns pelo teu fair play. Gostei.

 
At 9:47 da tarde, Blogger BlueAngel aka LN said...

Parabéns ao FCP!!!! Parabéns ao Baía!! Para o nosso Benfica, para o ano há mais e tens toda a razão na tua análise. Encontramo-nos no Marquês para o ano? :-) (eu este ano tb não podia)

 
At 9:48 da tarde, Blogger golden boy said...

Caro Mestre Ribeiro, sendo eu o ouvinte assíduo das suas manhãs e fã incondicional da sua pessoa, peço aqui a pés juntos que ponha o link do meu Blog na sua link list.
Com os melhores cumprimentos para o Grande Mestre Ribeiro.

 
At 9:50 da tarde, Blogger AR said...

O meu Porto ganhou mais um campeonato, este que foi especialmente renhido, até ao final, o que dá outro sabor! As tuas palavras, mesmo quando a sorte não te sorri, fazem-me sempre sorrir... a mim.

 
At 9:52 da tarde, Blogger RM said...

Também achei bastante curioso como efectivamente os festejos de quem ganhou se focaram em primeiro lugar na equipa que ficou em terceiro... Assim se vê, a força do grande SLB :)

Para o ano há mais mesmo. E com tudo a começar de novo, pode ser que seja diferente.

 
At 9:59 da tarde, Blogger trebaruna_666 said...

concordo plenamente, parabens ao Porto. foi um campeonato com emoção até ao final =)

 
At 10:19 da tarde, Blogger Papoila said...

Sinceramente acho que não foi o sporting quem jogou melhor mais vezes. Jogou melhor no fim do campeonato e perdeu o título por culpa própria.

O Porto apresentou a equipa mais consistente e o Benfica não teve banco à altura para substituir jogadores como Simão, Luisão ou Petit...

http://oladocerto.blogspot.com

 
At 10:19 da tarde, Blogger Helder Carvalho said...

Ó Pedro o canto "quem não salta é lampião" já tem mutos anos, já está institucioanalizado, existe outro bem pior que felizmente não foi cantado hoje, sinto em ti uma ponta de inveja. Os adeptos do porto não querem saber do benfica, é mais gozo do que outra coisa.

 
At 10:27 da tarde, Blogger wednesday said...

Parabéns a todos que conseguiram fazer um campeonato renhidíssimo... Parabéns ao Porto, o Benfica esteve no melhor e no pior, o Sporting teve mais uma mão cheia de revelações. Para o ano há mais e já estou a torcer claro, pelo Benfica!:) E espero que o teu desejo se realize, que estaremos lá para ver.

Só acho graça (também como dizes), que os portistas em vez de gritarem pelos seus campeões gritem antes aqueles cânticos menos simpáticos para o Benfica... :P

 
At 10:59 da tarde, Blogger MiguelMor said...

Boa noite, Pedro. Apenas um reparo a este post: não confunda o sentir dos verdadeiros portistas com o de alguns anti-benfiquistas que gostam de trajar da azul e branco. Os verdadeiros portistas (nos quais me incluo) são aqueles que assobiam quando os Super Dragões mencionam o nome do SLB. Talvez haja quem tema o Benfica, mas também não se pode negar que o FCP é muito temido, só assim se compreende a perseguição movida pela comunicação social este ano. Nem com Carolinas, nem com Apitos Dourados conseguiram ser mais fortes do que nós.
Para o ano há mais luta!
Abraço de um habitual ouvinte

 
At 11:52 da tarde, Blogger Miss* Duvalle said...

Só imaginava o arbitro a tocar acordeao no balneário do fcp no final do jogo!!!
Tive pena do sporting, sim ,tive! Sou boavisteira e por mais estupido q possa parecer, chamam-lhe bairrismo, mas antes mouros que andrades. Já demos a nossa casa ao slb para o titulo e hj fikei com pena do sporting. Passaram tanto tempo com a tipica trankuilidade, uma ekipa sem grande investimento, um treinador novinho...perdeu menos vezes que o fcp! Não sei, talvez se tivesse ganho o sporting eu ja estivesse a dormir e sem BUZINAS! grrrrrrrrrr


Qual é a graça de fazer poluição sonora só porque ganharam o campeonato?
Não ha multas?

 
At 12:11 da manhã, Blogger N.M said...

Tou contigo,Rui Costa continua e faz uma bela epoca, epoca esta que é coroada com a despedida e o campeonato nacional!!!

 
At 12:41 da manhã, Blogger popyfm said...

desde que o treinador do Aves disse que queria que o Porto fosse campeão... as minhas expectativas do SCP ser campeão baixaram... onde ja se viu um treinador que luta para nao descer dizer aquilo?

 
At 12:50 da manhã, Blogger Voyager said...

Uma equipa que esteve à frente da Liga desde a 1ª ou 2ª jornada até ao fim merece chegar ao fim campeã.


PORTOOOOOOOOOOO!

 
At 5:58 da manhã, Blogger quima said...

Primeiro, obrigada pelos politicamente correctos parabéns! Sei que são puxados a ferro. Sei porque não vêm sozinhos. Lá tinhas que arranjar forma de dar a volta e puxar a brasa à tua sardinha. Ou, neste caso, ao teu glorioso vencido! É que tu tens um par de olhos e outro de ouvidos bem parciais! Eu também ouvi o relato e, na maior parte do tempo, gritou-se "Campeões, campeões, nós somos campeões!", mas o teu ouvido só capta o que lhe interessa. Tal como não liga nenhum a basquetebol ou a andebol, ou a hóquei, a não ser que o glorioso seja campeão. Aí serão sempre competições importantíssimas, certo? Como a fruteira ;)
Mas, se queres ou precisas mesmo de uma explicação, garanto-te que não é medo. É que dá muito mais pica pegar com os lampiões, mesmo que tivessem ficado em último lugar, porque vocês levam a coisa mesmo a mal! E porque têm particular prazer em ganhar ao Porto ou em vê-lo perder. Ou é medo? E porque têm a mania de festejar por antecipação. Mania ou necessidade adquirida nos últimos tempos! E o amor é recíproco. E amor com amor se paga! Quando? No fim, quando se ri melhor! E só para terminar, cá entre nós, prefiro de longe ser uma andrade campeã que um eterno glorioso vencido! Fiquem com a glória que a gente colecciona as taças, combinado? E, olha, é só um jogo! Bibó PORTO!

 
At 9:47 da manhã, Blogger susana said...

yjo sonho do TRI já começou! Obrigada FC PORTO, obrigada campeões, obrigada bi-campeões!

 
At 9:58 da manhã, Blogger Mãe Gabi said...

Obrigado Baía Obrigado FCP
Campeões nos somos Bicampeoes...
Baia um dos maiores guarda redes :D

 
At 10:08 da manhã, Blogger Domingos Patena said...

Parabéns ao meu Porto! Quantos já são? Já lhes perdi a conta. Não interessa, no fundo este foi mais especial pelo Baía. Um grande jigador, um grande Homem, um senhor. Soube reconhecer que o Helton estava em melhor forma e nem por não jogar deixou de ser importantíssimo. Uma presença daquelas no balneário e no banco é sempre importante. Eu tenho o sonho de o ver juntamente com o Jorge Costa no banco a orientarem a equipa. Veremos se daqui a dois anos isso acontece.
Apesar de ser portista não posso deixar de criticar, ou pior ainda, os festejos de alguns adeptos que no final do jogo em vez de festejarem a victória do Porto, gritavam "SLB SLB, filhos da puta SLB...". Isso é do mais baixo que possa existir.´É nestes momentos que tenho vergonha de ser portista. Parabéns ao Sporting e ao Benfica que recuperaram muito bem e proporcionaram uma última jornada como já há muito não se via: para além de bons jogos, os estádios estavam cheios. Parabéns e até para o ano.

 
At 10:21 da manhã, Blogger Little Miss Starlight said...

Domingos Patena: Sou benfiquista e se me permites, faço minhas as tuas palavras. Dá gosto ver que ainda há adeptos que são a favor da sua equipa e não contra as outras. O futebol é isso mesmo. Pena que muitos só andem por lá para arranjar confusão... Parabéns ao Porto e aos seus verdadeiros adeptos, parabéns ao Sporting, que tem uma equipa cheia de gente miúda que dá gosto ver jogar, e claro, parabéns ao meu Benfica, que como o Pedro disse, teve um 3º lugar merecido. Foi uma época difícil para nós, plena de contrariedades (por vezes falta de sorte, por vezes falta de qualidade, por vezes falta de plantel, por vezes minutos a mais nas pernas, etc...). Para o ano acredito será o ano do grande Rui Costa... :)**

 
At 1:11 da tarde, Blogger Gato Lik said...

Custa ouvir da boca do treinador "a época não foi negativa" e da boca de um dirigente recordar velhos fantasmas e negar-se a competições num "fait diver" para desviar a atenção do enorme fracasso a todos os niveis e modalidades deste nosso sempre SLB.

 
At 1:21 da tarde, Blogger Miga said...

P,

Deste post só discordo com a referência ao Baía... excelente guarda-redes? Ai se ele tem mesmo jogado na Luz... isso é que tinha sido... Sem dúvida, tem uma carreira impressionante, é um papa-títulos, mas... lembras-te do jogo da Taça, este ano, com o Atlético? E o ano passado com o nosso Benfica na Luz (golo do Robert)?

Quanto aos festejos é o costume. Ontem, assim que se viram as câmaras de televisão, foi logo "fdp, SLB, fdp SLB"... o que é que se há-de fazer...

Finalmente, em relação ao nosso Benfica, sem dúvida é decepcionante o 2º 3º lugar consecutivo, mas compreendo o Fernando Santos quando diz que fizémos coisas boas. Por exemplo, não esqueço os dois jogos em casa com Boavista e Braga... que exibições! E 0-0... E o jogo com o Espanhol em casa? E acabaram por ir à final, tendo sido quase eliminados por nós.

Vejamos o que nos traz o defeso em termos de contratações e... dispensas!

 
At 1:25 da tarde, Blogger mega said...

'a egocentricidade tem destas coisas shôr pedro... nem só os vermelhos são lampiões... também os são os verdes, os tricolores e os azuis da cruz de cristo.. lampiões são todos os que carinhosamente apelidamos de mouraria..
e sim, fomos os melhor (como de costume) e para o ano há mais, sem stress...

ahh, é verdade: todos juntos: " E QUEM NÃO SALTA É LAMPIÃO, OLÉ OLÉ!!..."...'

 
At 1:33 da tarde, Blogger Ice-device said...

Amigo pedro não sou de colocar o endereço do meu blog para ter leitores. Mas escrevi um texto muito amargo sobre o nosso Benfica hoje, que talvez entendas...

http://sun-rays-saturdays.blogspot.com/

 
At 4:22 da tarde, Blogger Tu(g)areg Porteño said...

Jovem Pedro:

Obrigado pelos parabéns. Foi um campeonato duro e que, devo dizer, se fosse entregue ao Sporting também o seria com justiça. Relativamente ao Benfica não posso dizer o mesmo. Não posso porque apesar de ter pontos, não mostrou qualidade nem capacidade para ser campeão em nenhuma fase da época.

Por outro lado deixa-me explicar-te uma coisa... O Sporting há algum tempo já ficou para trás no número de títulos. À nossa frente só está o Benfica que, mais razões faltassem, é o grande rival do Porto. Daí que a vitória seja "Menos um campeonato para sermos a equipa com mais titulos nacionais em Portugal" do que "Mais um campeonato que o Sporting".

Eu também não gosto de ver cânticos contra outros clubes em jogos em que esses clubes não estão. Mas o "E quem não salta é lampião" não se enquadra nisso. De resto certamente já ouviste "E quem não bate palmas é tripeiro" no teu estádio em dias de jogos em que o Porto não estava lá. Eu já ouvi. Sim... porque já fui apoiar o Benfica num jogo internacional.

Quanto ao SLB fdp SLB, é bom que se faça justiça... As pessoas têm o hábito de evocar isso para catalogar os adeptos do Porto. Esquecem-se (ou não sabem, embora vá mais pela primeira) que esse cântico é assobiado por todo o estádio e cantado apenas pelos SuperDragões, de resto como aconteceu ontem por uma vez. A únca vez em que esse cântico não é assobiado é quando o benfica visita o Dragão. Mas aí... todos insultam. E dos SuperDragões, já se sabe, pouco ou nada se pode esperar, bem como dos Diabos ou da Juve Leo.

Portanto parem de se lamentar dos insultos que vos dirigem porque os vossos fazem o mesmo. É uma questão de visibilidade. Gostava de saber porque é que ainda hoje quando fazem entrevistas de rua no Porto vão entrevistar os bebados e quando fazem entrevistas de rua em Lisboa entrevistam as pessoas ditas normais. E isto é um facto. E eu vivi 7 anos em Lisboa, tempo suficiente para saber que entre os dois "povos" não há grandes diferenças... às vezes posso-te dizer é bem pior aí em baixo. Tenho amigos benfiquistas cá em cima e não sofrem nem metade do que eu tive de sofrer quando estive aí e decidia ir ver um jogo a um café. Ou nos dias pós derrota...

 
At 6:13 da tarde, Blogger field_fire said...

O Tu(g)areg Porteño tem razão no que diz qd Os super dragões cantam o SLB, SLB.... o resto do estádio assobia excepto qd é contra o Benfica. E isso já acontece à várias épocas só não ouve quem não quer. Quanto ao speaker o que dizer quando não há qualidade pra ocupar esse posto num grande clube mas valia não estar lá ninguém, enfim, tachos sabes como é... Gostava de te ver comentar jogos do campeonato português os comentadores dos jogos internacionais são bem melhores vá-se lá saber porque é que a Sportv gosta de por treinadores que a grande maioria já desceu mais do que uma equipa a comentar enquanto que podiam dar oportunidades a ti, ao José Nunes que são mt mais divertidos a comentar. Dá gosto ver futebol com vocês!

 
At 9:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

estes adeptos do porto são uma vergonha. as atitudes na hora de festejar o título são cantar o "slb, slb, slb, filhos da put@..", acho mal. ainda por cima não estavam a jogar contra o benfiquinha.

quanto ao meu sporting acho que era quem mais merecia. um título para os melhores adeptos do mundo e para os jogadores mais humildes do mundo. nas horas boas e más estamos lá sempre! para o ano há mais, só desejo que mantenham esta equipa.

saudações desportivas.

mais.. no meu blog. http://sobreteclas.blogspot.com

 
At 12:38 da manhã, Blogger António Pista said...

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

Parabéns pelo blog!

Visitem: Futebol e Política num só!!

 
At 5:20 da manhã, Blogger incognito said...

2 coisas e meia:

1º, não foram os "adeptos" do porto que começaram com o slb, fdp, slb... foi a juve leo há muitos anos atrás - isto só para os mais esquecidos...

2º, nem todos os portistas gritam isso, até porque a maior parte são como eu - o nosso amor ao FC Porto é tão grande que não nos deixa espaço no coração para ódio a outros clubes...

meia, a palavra lampião escreve-se com "i" - mas campeão, essa sim é com "e", (cum raio o firefox e o internet explorer até têm dicinários...)! ou se preferirem uma com "i" e com "e" ... bicampeões.

Um abraço com as mais cordiais saudações tripeiras!

 
At 10:46 da manhã, Blogger Joaquim Varela said...

Para o ano há mais e cuidado com a "lagartagem". Nesta segunda volta perderam 2 pontos (em casa com o Aves, que lhe custou o 1º lugar em termos teóricos), e nos últimos 7/8 jogos sofreram 2 golos, revelando uma segurança defensiva notável.

Não acho que tenhamos tido azar assim tantas vezes. Uma equipa que:

-Sofre um golo em Paços no ultimo minuto dos descontos após ter falhado escandalosamente o 0-2;

-Sofre o 3-2 aos 94 mins de um lançamento lateral, no estádio dos murcões;

-Entrega de borla 45 minutos na Figueira da Foz;

-Faz uma exibição ridícula em Braga;

-Não mostrou qualidade para vencer em casa nenhum dos concorrentes directos, conseguindo empates mais com o coração que com a cabeça nesses jogos e

-consegue empatar em Aveiro sabe-se lá como, num jogo em que merecia ter perdido.

não se deve excusar no azar. Azar poderemos eventualmente ter tido em casa frente ao Boavista, em que considero que fizemos das piores exibições da época (Uma boa exibição para mim, é quando a minha equipa não sofre golos, controla o ritmo da partida e da posse de bola e converte pelo menos 50 % das ocasiões de golo criadas, porque futebol não é patinagem artística e não se vence com melhores notas).

Azar eu admito uma vez por ano. Mais que isso acaba por ser revelador de outro tipo de deficiências.

Infelizmente vamos levar de novo com o Einginheiro e as suas gravatas apertadas. Está com uma sequência notável de jogos sem perder no campeonato, é verdade, mas já tinha feito o mesmo em Alvalade (julgo que foram 17 ou 18 jogos sem derrotas) e terminou também em 3º. O tipo pode lá ter as suas qualidades, mas não consegue, nem transmitir confiança à equipa e muito menos fazer com que a mesma mantenha um nível exibicional e especialmente de resultados minimamente regular, alternando o bom com o mau vezes demais numa época. Creio também que exagera na utilização dos mesmos jogadores. Não que eu seja contra isso em si. Antes pelo contrário, sou grande defensor da utilização de uma equipa base com poucas alterações de jogo para jogo, mas este freguês exagera, até na hora das substituições, que são invariavelmente aos 60, aos 80 e aos 89 minutos de jogo.

Quanto a certas coisas que li ali para cima, há que enaltecer quem consegue dar os parabéns aos vencedores. Eu, por exemplo, no caso do FêCêPê, sou incapaz de o fazer, seja em que cisrcunstâncias forem, tal o ódio de morte que tenho a tão desprezível colectividade, desejando-lhe inclusivé a sua extinção pura e simples. Sim, eu sei que isto é doentio, mas é uma triste realidade.

Para o ano há mais, mas ou corremos com Morettos, Marcos Ferreiras, Mantorras, Nélsons, Betos, etc, trocando-os por jogadores mais válidos. Ou damos verdadeiras oportunidades e tempo de jogo a Paulos Jorges, Manus, Miguelitos e outros que tais. Ou exigimos mais rendimento a Miccolis, Nulos Gomes, ou vamos ter mais do mesmo.

Nem falo aqui no Derlei, porque me parece por demais evidente que nem no Arrifanense tem lugar no banco...

 
At 11:46 da manhã, Blogger Mário Silva said...

Passem no blog e deixem vosso onze idela da época 06/07.

Abraço e continuaçãode um bom trabalho.

www.afirma24.blogspot.com

 
At 1:00 da tarde, Blogger Paula (PTS) said...

Oh Pedro! Ora aí está algo que me agrada sobremaneira: a despedida do Rui Costa como campeão e eu, acompanhada pela minha lapiã preferida - prima e afilhada - Tânia, no Estádio da Luz até às 5 da manhã... Ninguém nos pára, para o ano, claro!!!

 
At 2:43 da tarde, Blogger Jonas Pintas said...

Parabéns ao meu grande Porto! Parabéns ao grande Baia! Idolo de sempre e para sempre!

Qto aos cânticos apesar de não gostar e não os entoar contra outros clubes, não me parece que outros clubes tenham nada a ver com a forma como festejamos os titulos e acima de tudo os gritos não são especificamente contra o benfica mas sim contra todo o sistema mediatico e social que existe em seu redor. Basta ver as capas dos jornais desportivos hoje, demorou 24 horas a porem o benfica na capa de novo...por isso, porque somos melhores, porque isso nos torna mais fortes, campeão não, isso qualquer um é, bi-campeão sff !

 
At 6:19 da tarde, Blogger Red_Coast said...

Sim, parabéns ao FCP!!

BICAMPEÕES...com tranquilidade!
NEW POST em WWW.SEMGAS.BLOGSPOT.COM

Abraço,
Gaspar Gomes.

 
At 11:47 da tarde, Blogger Unknown said...

Fartei-me de rir com uma teoria que aqui aparece sobre os lampiões.
É que só faltava aparecer alguém a dizer que os adeptos do Sporting, Belenenses e Estrela da Amadora são também lampiões...LOOOOOOOOOOOOL!!!
Não amigo, essa não compro. Todos poderão ser apelidados de mouros, agora lampiões, são os adeptos do Benfica e de mais nenhum.
Por favor, não use uma tanga deste tamanho para adjectivar quem quer que seja!

 
At 10:44 da manhã, Blogger Maria said...

Campeões, campeões, canmpeões...

Os outros cânticos são só para irritar... esqueçam...

Um bem haja ao futebol Clube do porto e ao melhor guarda-redes de sempre: Vítor Baía.
(devemos olhar para a carreira toda e não só para os últimos tempos)
Para quem ainda não sabe, explico: ele é, simplesmente, o recordista mundial de títulos ;-)

bjos,

mjq

http://quiosquedocafe.blogspot.com/

 
At 10:45 da manhã, Blogger Maria said...

Campeões, campeões, canmpeões...

Os outros cânticos são só para irritar... esqueçam...

Um bem haja ao futebol Clube do porto e ao melhor guarda-redes de sempre: Vítor Baía.
(devemos olhar para a carreira toda e não só para os últimos tempos)
Para quem ainda não sabe, explico: ele é, simplesmente, o recordista mundial de títulos ;-)

bjos,

mjq

http://quiosquedocafe.blogspot.com/

 
At 12:59 da tarde, Blogger Unknown said...

Gostei do teu desportivismo!!! Como grande Benfiquista que sou compreendo a tua dor ao faze-lo, vendo a liga fugir-mos por monstrengos azuis e verdes!! Este ano foi pra esquecer, mas a esperança perdura! E Rui Costa ao contrario do k dizem nao tá coxo, é uma estrela!!!!
E pra apresentar as 7 maravilhas do mundo, que melhor sitio k a grande maravilha de Portugal!! O estádio da LUZZZ!!!

Beijo

 

Enviar um comentário

<< Home