quinta-feira, setembro 28, 2006

O Pantano.

A Liga portuguesa está a desagregar-se, com os seus corpos sociais a sair, a conta gotas. Os eleitos não tomam posso porque houve uma providência cautelar que o impede.
O processo de investigação do Apito Dourado pode ser anulado por inconstitucionalidade, o que me parece grotesco, do ponto de vista moral. Há escutas, provadas, de dirigentes a pedir árbitros para os seus jogos, rejeitando outros. Isso não foi desmentido por ninguém, é até encarado como "normal" por algumas das pessoas com mais responsabilidades no futebol. As avaliações das arbitragens são uma vergonha. A apresentação de património dos árbitros tarda, o que indicía esturro.
E quando alguém estranha que os jornais desportivos não estejam na primeira linha da divulgação dos desenvolvimentos do Apito Dourado, o director de um desses jornais, clama, ofendido, que não quer as "sobras dos tribunais" e que está assim defender o futebol. Não percebo. Pensei que defender o futebol passasse por denunciar as trapalhadas e falcatruas que o vão matando aos poucos. Parece que não, defende-lo passa por assobiar para o lado, não mexer na porcaria para não se sujar...Tenho pena porque por acaso o jornal desportivo em causa é aquele que eu prefiro, e o director é o mesmo do grande jornal dos anos 80 que eu, simplesmente idolatrava e que se chamou "off-side". Como é que esse jornal incrível trataria esta matéria....interrogo-me, curioso.
Quando penso no futebol português, penso numa malha de trapalhadas e suspeitas que são o motivo que me leva a ir cada vez menos aos estádios. Para a paixão se manter, tem de se acreditar que aquilo é um jogo e que se joga dentro do campo. Tem de se acreditar que há uma ética de competência e competividade em cada direcção de um clube ou uma SAD e não um "chico-espertismo" vampiresco. Ok, há corrupção no futebol de outros países, a Juventus está na série B, o Marselha perdeu campeonato e taça (pensei que tivesse perdido também a Liga dos Campeões que ganhou em Munique, mas não) por comprovada corrupção na pessoa do seu presidente...
Mas aí...aconteceu alguma coisa. Houve crime provado, corruptos e corruptores identificados, castigos aplicados. O L'Equipe e a Gazzeta dello Sport não se esconderam.
Não percebo, mas o problema deve ser meu.

26 Comments:

At 10:58 da manhã, Anonymous Anónimo said...

percebes sim... só ainda n te deste conta disso: no outro dia explicaste.... houve um furacão qqr que nos levou para a américa latina e a maioria de nós ainda não deu conta... ah mas qd acordarmos isto vai mudar tudo!!! oh se vai...

 
At 11:06 da manhã, Blogger Patrícia said...

não és só tu! Eu também não percebo!! O futebol português desencanta e irrita-me a passividade de toda a "comunidade futebolesca" quando está mais que provado que a corrupção existe e é uma coisa do dia a dia! É como se não mexer na merda evitasse o cheiro!
E depois tal como tu dizes, em outros países ao menos vê-se acontecer alguma coisa, aqui, o pessoal encosta-se e espera-se que a coisa passe... não percebo...eu também não percebo!

 
At 12:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O futebol é uma panela muitoooo grande de onde muitaaaa gente come. Eu ás vezes espanto-me mas passa-me depressa........afinal estamos em Portugal.
Fiquem bem
PF

 
At 12:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É o país q ue temos... Infelizmente...

 
At 12:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O problema dos jornais desportivos, os 3 , é que funcionam numa lógica de "Caras" ou "Nova Gente", ou seja, não existem para informar, existem para entreter os adeptos dos clubes. Por isso temos sempre aquelas manchetes "Lusinho no Benfica !!!" e no dia seguinte "Já não é o Luisinho, afinal a grande contratação é o Chiquinho!!" e assim sucessivamente. O que interessa é vender papel apelando ao clubismo dos adeptos. Uma manchete "Simão no Chelsea por 20 milhões" apesar de predemitadamente falsa, venderá sempre muitos jornais, por outro lado se eles "chateiam" os clubes acabam-se as fugas de informação e as entrevistas bombásticas dos dirigentes, que também vendem muito papel. É nesta lógica que eles operam.
Tenho uma amiga que trabalha numa "revista do coração" e ela considera-se jornalista.....eu nem por isso :-)

Pedro Almeida.

 
At 12:40 da tarde, Blogger Domingos Patena said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 12:42 da tarde, Blogger Domingos Patena said...

Tanto neste como noutros casos da nossa justiça identificamos o "xico-espertismo", essa grande instituição portuguesa, que só será combatido quando houver gente com vontade, coragem e com eles no sítio para prender e julgar gente importante. Só assim isso vai acabar. Veja-se o tão badalado "caso mateus". Tudo começou porque o Lixa decidiu inscrever o Mateus como contínuo e não como jogador, como ele efectivamente é. Em todo este caso ninguém se lembrou de ir ter com o presidente do Lixa e pedir explicações, porque se o assunto fôr bem visto o Gil Vicente não tem a culpa toda.
É preciso que esses dirigentes e árbitros corruptos sejam limpos do futebol português.

 
At 1:13 da tarde, Blogger S. C. R. said...

Eu não digo nada.
Quantos mais sérias as pessoas são mais porcarias vivem e esta gente da corrupção ninguém lhes toca!
É sempre assim...

Eles são uns senhores, deixem-nos falcatruar (o resto do povo é que está mal)!

Grande beijo

 
At 2:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Algum jornal disse que o U.Leiria em todos os jogos que já disputou e pontuou foi beneficiado pela arbitragem.
Como diz o outro vocês sabem o que eu estou a dizer.
Um abraço

 
At 2:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu sou de leiria e digo uma coisa, o presidente da União de Leiria não é muito falado porque está num clube pequeno.
Se há quem diga que os italianos devia vir aprender o que é a máfia a Portugal, os portugueses devia vir a Leiria...

Isto do apito dourado já cheira mal.
Eu sou da opinião que devia haver uma justiça desportiva.
A nível jurídico do pais isto do apito dourado até pode ser inconstitucional ou o que quer que seja (para algumas pessoas não irem presas) agora, a nível desportivo devia haver sanções, afinal está provado que houve resultados falseado logo há clubes que têm de ser penalizados, descer de divisão, perder pontos, ect… Pelo menos que façam alguma coisa para as pessoas começarem outra vez a acreditar no futebol.

Eu sou da opinião que devia haver uma justiça desportiva, ou seja, a nivel juridico do pais isto do apito dourado até pode ser inconstitucional ou o que quer que seja (para algumas pessoas não irem presas) agora, a nivel desportivo devia haver sansões

 
At 4:10 da tarde, Blogger Bruno Mann said...

Lembras-te das palavras do Carlos Queiros á uns anos..."é preciso varrer esta porcaria"...

 
At 5:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Isto do nosso futebol acho que ainda vai só no principio. De qualquer das maneiras ando meio mundo a encobrir o outro meio.

abraço

 
At 6:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pedro esta liga que agora se demite teve o apoio total do Benfica, cujo o presidente afirmou publicamente que era mais importante ter pessoas na Liga do que contratar jogadores. O Marselha não perdeu a Liga dos Campeões, perdeu foi o campeonato e foi despromovido, mas continua a ter a Liga dos Campeões

 
At 7:40 da tarde, Blogger JR said...

O "off-side" que saudades...
do jornalismo descomprometido, com sentido de humor e irreverente desse jornal.
Saudades tenho também de quando olhava para o futebol de forma apaixonada e ingénua acreditando que era no campo que tudo se decidia.

 
At 9:31 da tarde, Anonymous Anónimo said...

realmente o futebol portugues ta na lama..^^
ja perdi a fé no futebol, ate ja nem vejo o meu benfica com a mesma emotividade, so mesmo na champions, e mesmo assim...
pensar ke o k tamos a ver ja n foi combinado antes, ou se akele senhor de amarelo nao foi comprado... =^/

 
At 10:10 da tarde, Blogger Just a blog said...

Não percebes, como passam a vida a dizer os "nossos" dirigentes dos clubes de futebol e não só "é o sistema(?)".
E principalmente quando "certas pessoas" estão envolvidas não é conveniente falar disso porque os jornalistas tambem gostam de ter empregos,ordenados,vida saudavel e isso pode acabar de um momento para o outro basta começarem a contar o que sabem ( e alguns sabem muito!!!)

 
At 10:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E não deve ser só disso que não percebes... A acentuação também não é o teu forte...

 
At 11:46 da tarde, Blogger Cassiano said...

Eu também não compreendo a impunidade com que tudo se passa,e afinal não são só os àrbitros e dirigentes que assobiam para o lado, são também os meios de informação, para nos fazer a nós, adeptos do futebol jogado dentro das 4 linhas, assobiar para o lado, mas por suposto desconhecimento. Mal será se os tribunais também assobiarem para o lado, quero crer que isso não vai acontecer, mas é uma fé cada vez mais ténue.
E o governo? Será que não tem uma palavra a dizer sobre os múltiplos escandalos do apito dourado e restante futebol português? Esse não assobia para o lado, assiste no sofá e bate palmas.

 
At 8:39 da manhã, Blogger Lobka said...

A mim escandaliza-me a impunidade! O caso "Casa Pia"... é a mesma coisa!

Precisamos urgentemente de mudar! E tem que começar por nós. É nossa responsabilidade! E só depois é que podemos exigir dos outros honestidade.

Este é o país dos golpistas nas filas de transito... é o achar que se é mais esperto que os outros, que me irrita!

 
At 9:39 da manhã, Blogger anamoris said...

Oh Pedro deixa lá, o futebol é uma treta.
Felizmente temos mais em que pensar.
E o melhor é que assim já não nos enervamos.
Beijos

 
At 10:17 da manhã, Anonymous Anónimo said...

meu caro,se pensar bem nem poderia ser de outra forma!e porquê
porque portugal é muito peqieno e comem todos no mesmo saco.apenas um exemplo
repare,desde que o fcp se tornou hegemonico no futebol português que todos falamos que o pinto isto,o pinto aquilo!e os jornais desportivos o que fazem?NADA
de tal forma não fazem nada que a criatura passa impoluta por tudo.
tornou-se poderosa e todos respeitam o poder.para mais se viajam no mesmo avião,se almoçam todos os dias,se fazem e recebem favores.
veja-se a bola,jornal que já foi mto respeitável,como será possível investigarem algo sobre o lfv se receberam a encomenda de fazer o seu panegirico e a aceitaram!!!como podem vir criticá-lo!
e os clubes todos endividados á olivedesportos que,lato sensu,é dona do maior grupo de comunicação social em portugal!e a sport-tv(onde trabalha)por acaso já fez algum trabalho de investigação a esse nível?NÃO
estes são apenas alguns tentaculos do enorme polvo que se tornou o futebol em portugal! e o compadrio entre o futebol e a politica!!!
meu caro,não leia jornais portugueses,faça um esforço de imaginação e acreditará que temos um futebol justo!em todo o caso viva o benfica

 
At 10:27 da manhã, Blogger P said...

Lopes,

Ensina-me mais. Obrigado. E desculpa.

 
At 11:02 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O problema do futebol português é que nenhum dos seus dirigentes está "limpo". Nos últimos anos houve vários casos de campeões fabricados. Foi a saga dos 5 campeonatos ganhos pelo Porto, o campeonato do Sporting com os inúmeros penaltis do Jardel, o vergonhoso campeonato do Boavista e o não menos escandaloso campeonato ganho pelo Benfica.
Sou benfiquista mas tenho olhos na cara. Este futebol está podre há muito tempo e a culpa é de todos os dirigentes sem excepção!!!!!!!

 
At 11:16 da manhã, Blogger JM said...

e não contente com isso o director do dito jornal veio dizer que não mordia a mão de quem o alimentava.
Uma vergonha.

 
At 12:27 da tarde, Blogger rsa said...

Não o problema é da sociedade portuguesa porque a liga portuguesa é o espelho da sociedade portuguesa Autarquias , Politicos, etc etc.
Infelizmente na minha opinião isto só se resolve se houver revolta á seria,no futebol deixar de ir aos estádios ( o que já está a acontecer )e percebermos infelizmente que o proprio jornalismo desportivo vive desta balburdia e não lhe interessa alterar a situação.
Eu ainda vejo os jogos do glorioso na TV mas a motivção e a paixão é cada vez menor (viva o futebol inglês).
É preciso uma limpeza geral mas se calhar Portugal teria que ser reinventado não ??

 
At 10:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Meus amigos, todos falam e comentam, mas quando, nós vemos o que se passa neste cantinho à beira mar plantado, é vergonhoso, parece um país terceiro mundista equiparado a alguns paises africanos e latino americanos, onde todo mexe mas com graveto pelo meio, não só no futebol, mas também nas coisas do nosso quotidiano, como pedir uma licença camarária, ou ainda mais simples pedir um contador de electricidade ou da água. Isto sem dúvida é como o meu velhote diz: isto precisava era de outro SALAZAR.
Hasta la vista
Pn

 

Enviar um comentário

<< Home