quarta-feira, agosto 30, 2006

O Sistema.

Mostraram-me uma ideia. Gostei dela, com entusiasmo. Quis que fossemos juntos nessa ideia boa, que a fizessemos ainda mais bonita e que tentassemos fazer a diferença, lado a lado.
Parecia que toda a gente concordava e queria a mesma coisa.
Se assim foi, então não fui só eu, fomos todos traídos, pelo chamado sistema. Há quem o diga encolhendo os ombros, como se fosse a ordem natural das coisas. Não posso ser mais especifico, pelo respeito que os artistas envolvidos me merecem. Mas um blog também serve para desabafar não é?
Enfim, é só mais uma derrota, não será a última, também faz parte. Mas esta doeu. Como se diz em alguns filmes: "This time is personal". :-)
Eu não encolho os ombros, não me escondo atrás do "que chatice" vago, nem me conformo com a reinante falta de coragem para dar um murro na mesa e dizer: não vou por aí, escolho outra coisa.
Quem quiser vir que venha. Construiremos a aventura de um futuro diferente. Juntos.
Lado a Lado.

34 Comments:

At 11:06 da manhã, Blogger blimunda sete luas said...

"Não há destino que não se transcenda pelo desprezo".

Eventualmente, poderá aplicar-se. Se não for o caso, fica pelo menos a manifestação de solidariedade.

Beijos e abraços.

 
At 11:15 da manhã, Blogger besouro said...

Pode não ter nada a ver mas a edição de hoje das músicas para sonhar foi grande, fabulosa, genial. Parabéns e obrigado.

 
At 11:24 da manhã, Blogger Tiago Franco said...

Fica o desabafo e um abraço de solidariedade.

 
At 11:34 da manhã, Blogger fantasma said...

E fazes tu muito bem! Força e bjs :)

 
At 12:49 da tarde, Blogger tuBo em cima said...

sim, desistir de bons projectos é mau... desistir com essa conformidade do "que chatice" é pior ainda!!!
fica um exemplo de uma ideia que achei fantástica e resolvi partilha-la aqui
http://asruinascirculares.weblog.com.pt/arquivo/2006/06/do_tamanho_do_m.html
enquanto não parto eu à descoberta do mundo, não dançando, mas quiçá cantando uma qq música de esperança..
estava aqui a ouvir o jack johnson e achei que esta até que se encaixa "losing hope"

ML

 
At 12:53 da tarde, Blogger tuBo em cima said...

http://www.wherethehellismatt.com/
assim talvez seja mais fácil
bjs
ML
(qdo vos apetecer passem pelo tuboemcima e critiquem, todas as criticas/comentários serão bem vindos)

 
At 1:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Gosto desse espirito.
Continua a lutar pelo o que queres
Fica bem:)

 
At 1:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

oewvpois é...revolta-t e parte essa merda toda!!!afinfa-lhes!!!

 
At 1:17 da tarde, Blogger A said...

Estou contigo Pedro.
Como dizia Sebastião da Gama:
"Pelo Sonho é que vamos,
comovidos e mudos.
Chegamos? Não chegamos?
Haja ou não haja frutos,
pelo sonho é que vamos."
Um forte abraço
A

 
At 1:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Acompanho-te na luta, seja contra o que fôr, merda, não há ninguem que nos consiga derrubar. Unidos e se fôr preciso morremos de pé.

 
At 1:46 da tarde, Blogger Abssinto said...

É a atitude certa. Boa viagem.

 
At 1:56 da tarde, Blogger RM said...

Seja lá qual for a razão, seja lá quem for o sistema, baixar os braços e conformar é que não!

Uma pessoa não tem sangue de barata para ser pisada e abusada sempre que os outros querem!

 
At 2:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

è pra porrada? ahn?
Quantos são? Quantos são?
Boby, Tareco ao ataque...

 
At 3:46 da tarde, Blogger Empregado de balcão said...

Subindo ou descendo de 3 em 3 meses, acredita que há quem goste de sentir a "aventura" a voltar a ser o que era à uns anos atrás.

O sistema têm a mania de querer resultados imediatos, mas essas "aventuras" têm prazos maiores para se aconchegarem nas almas das pessoas.

Como dizia o outro: "Não habia nexecidade... os artistas são bons artistas..."

 
At 3:53 da tarde, Blogger P said...

Obrigado empregado de balcão, mas este post não tem nada a ver com as audiências, que estão aliás muito boas, dada a conjuntura. ;-)

Mas obrigado, claro.

 
At 4:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"Vem por aqui" - dizem-me alguns com os olhos doces
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: "vem por aqui!"
Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos olhos meus, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali...

A minha glória é esta:
Criar desumanidade!
Não acompanhar ninguém.
- Que eu vivo com o mesmo sem-vontade
Com que rasguei o ventre à minha mãe

Não, não vou por aí! Só vou por onde
Me levam meus próprios passos...

Se ao que busco saber nenhum de vós responde
Por que me repetis: "vem por aqui!"?

Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...

Se vim ao mundo, foi
Só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada.


Como, pois sereis vós
Que me dareis impulsos, ferramentas e coragem
Para eu derrubar os meus obstáculos?...
Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós,
E vós amais o que é fácil!
Eu amo o Longe e a Miragem,
Amo os abismos, as torrentes, os desertos...

Ide! Tendes estradas,
Tendes jardins, tendes canteiros,
Tendes pátria, tendes tectos,
E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios...
Eu tenho a minha Loucura !
Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,
E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios...

Deus e o Diabo é que guiam, mais ninguém.
Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;
Mas eu, que nunca principio nem acabo,
Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.

Ah, que ninguém me dê piedosas intenções!
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou.
É uma onda que se alevantou.
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
- Sei que não vou por aí!"

Cântico Negro - José Régio

 
At 5:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Força P. Ribeiro. Um abraço

 
At 5:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu li este Post ainda não havia nenhum comentário, e disse cá para mim, ora aqui está um desabafo do P
que se podia estender a tantas coisas e a tanta gente.Será que os Portugueses perderem a capacidade de se indignarem, de saber o que está certo ou errado. Fico ás vezes com essa dúvida, mas logo me lembro do refreão.........há sempre alguém que resiste há sempre alguém que diz não!!

Fiquem bem

PF

PS: O Há será com H?

 
At 5:52 da tarde, Blogger anamoris said...

Pedro tu és uma força da Natureza.
É por teres esse espírito que milhares de pessoas te ouvem todas as manhãs, és sempre positivo.
Melhores dias virão!
É claro que sabe bem o desbafo, e nós não fazemos mais que a nossa obrigação em te dar ombro amigo.
Quantas vezes saí de casa abatida e triste e depois de te ouvir fartar-me de rir e ficar bem disposta.
Beijos, muitos, grandes

 
At 6:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Deixa lá...já foste muito mais longe do que a maioria de nós...

 
At 7:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Subscrevo por inteiro o comentário da Buza.
Amigo, dálhe com a alma.
Hasta la vista
Pn
Ps: E já agora toma lá um wzhnn

 
At 8:26 da tarde, Blogger Pedro F. Ferreira said...

De Pedro para Pedro: olha, não sei qual foi o problema, mas penso que se pode aqui aplicar uma máxima que há muito aprendi e que tento seguir - "O único tirano que admito é a voz da minha consciência." Parece-me que o teu caso é capaz de ser semelhante. Há quem lhe chame 'mau feitio', há quem lhe chame 'teimosia', há quem lhe chame 'convicção'.
Um abraço e força.

 
At 8:45 da tarde, Blogger Crezia said...

É triste. O sistema e pior, as atitudes derrotistas. Há tantos outros lados para pelo menos tentar.
Esse "quem quiser vir que venha" quer dizer que também posso? Posso?

 
At 9:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pedro, se tu que estas dentro do chamado "Sistema", te queixas do próprio "Sistema", nao teras sido um pouco.....naif?
Desculpa a sinceridade, mas como eu estou fora do "Sistema" e quando quis entrar o tal "Sistema" fechou as portas, e porque tenho filhos que estao a estudar para uma area onde o "Sistema" funciona, deixa-me preocupado pensar que afinal dentro do Sistema" haverá um OUTRO "Sistema" onde se movem os Senhores dos Interesses!!

 
At 9:50 da tarde, Blogger BlueAngel aka LN said...

Força! Nunca devemos baixar a cabeça! Nunca. De qualquer forma não sei se te hei-de perdoar: depois de 15 dias deférias levo com a versão japonesa dos grande QUEEN e ainda Onda Choc??? Hummmm, estás perdoado! lol mas o trauma... ai o trauma.....

 
At 9:52 da tarde, Blogger Maria H said...

Mas não é que conseguiste sintetizar tudo o que sinto neste momento? Tive um dia de cão! Estou na fase da ressaca psicológica. Já chorei baba e ranho, já dei um murro na mesa e já gritei com o mais que tudo...revolta e indignação é o que senti, agora estou calma, calma até demais pro meu gosto. Dormente e apática serão as melhores palavras...E agora que já desabafei digo-te! Baixar os braços? Nunca! Isso é assumir uma derrota que nada nem ninguém merece de nós!
Gostei da versão japonesa do We are the champions. Que malha! E as músicas para sonhar? Relembrei o "no meu tempo é que era bom!" Ter 38 anos já pesa mas o Pedro ajuda a levar na boa!
Obrigada!

PS: Desculpem a brutal seca, mas hoje tinha de desabafar com estranhos.Obrigada e...pronto tá bem!

 
At 11:14 da tarde, Blogger Just a blog said...

Eu acompanho-te e dou-te todo o meu apoio e se for preciso tambem dou murros na mesa( mas devegarinho para não me aleijar!!)

 
At 2:14 da manhã, Blogger Rita Costa said...

"Não sei por onde vou [...] sei que não vou por aí!"

Tal como buza, também eu me lembrei, assim que li o teu post, deste final fantástico de poema que o meu pai me ensinou e tantas vezes utiliza.

Não deixes nunca de marcar a tua posição! É assim que todos te admiramos, sendo tu próprio.

Beijos

 
At 10:32 da manhã, Blogger Bino said...

Pois... Não basta ter talento, ter competência, trabalhar como o caraças, lutar até aos limites. Por vezes o sistema lixa tudo (é como no futebol ).
Mas recorda-te que faças o que fizeres, tens uma legião de admiradores que te respeitam e seguem, e isso é um capital muito precioso que muitos poucos na tua área possuem.
As coisas nunca são fáceis, deves saber isso.
Força !

 
At 10:52 da manhã, Blogger Lídia Amorim said...

pois mas mesmo assim é complicado... :s

E devido á inflação não há tostão!!

eheheheheheh

 
At 12:59 da tarde, Blogger PM said...

Conta connosco, vamos nisso!!!

...já agora...falamos de quê???

P

 
At 11:02 da manhã, Blogger polegar said...

precisas de sangue novo? de um par de braços com iniciativa e que normalmente se lixa porque veste a camisola? mestre... é só ensinares a dançar...

 
At 11:58 da tarde, Blogger Miss Kin said...

Bora lah! Isto como estah nao pode ficar, se nos juntarmos todos seremos mais do q eles! O pior eh q "eles" FAZEM o sistema... Mas se tiveres ideias, comunica q estamos aqui! ;)

 
At 11:58 da tarde, Blogger Miss Kin said...

Bora lah! Isto como estah nao pode ficar, se nos juntarmos todos seremos mais do q eles! O pior eh q "eles" FAZEM o sistema... Mas se tiveres ideias, comunica q estamos aqui! ;)

 

Enviar um comentário

<< Home