domingo, agosto 27, 2006

I Mac !


Foram meses de consultas a amigos e conhecidos. E também desconhecidos. A todos agradeço as dicas, avisos, explicações. Mas um dia uma decisão teria de ser tomada e ela aí está.
Encomenda feita, é só esperar que chegue.
Ele vem aí. O meu primeiro Macintosh .
Quando chegar aviso. Aceitam-se dicas para principiantes na matéria.

29 Comments:

At 5:15 da tarde, Blogger RM said...

Parabéns pela escolha! É uma máquina muito boa.

A melhor dica que um ex-principiante (entrei para o mundo Mac no início de 2005) pode dar a um principiante no mundo Mac: dedicar tempo a ver tudo o que o sistema pode fazer, sem medo.

Todas as janelas explicam o que faz cada uma das opções (o Help está muito bem escrito e funciona muito bem), pelo que não há o perigo de estragar inadvertidamente o sistema (a não ser que se queira mesmo muito!).

E apenas 3 dicas relevantes:
1) Ler a parte do manual (ou do On-Line Help) que tem o título parecido com "new to Mac, from Windows"

2) Ler a listagem dos erros mais comuns cometidos por quem se muda de Windows para Mac, ou por outras palavras, erros que se cometem por estar habituado a usar Windows.

...e finalmente...

3) Utilizar o computador de forma intuitiva, ou seja, de acordo com o que é o comportamento natural do cérebro (que deve estar habituado a fazer as coisas de forma não tão natural, leia-se à maneira do Windows).

 
At 5:17 da tarde, Anonymous janica said...

BOA!!!

ora aí está, RM! Bem dito!
P - benvindo! ;)

 
At 5:29 da tarde, Anonymous PF said...

P Em primeiro lugar parabens, é muito giro, acho que fizeste uma boa escolha. Dicas não posso dar, porque nunca tive uma máquina dessas.

Fiquem bem
PF

 
At 7:07 da tarde, Anonymous Miguel Marques said...

Pode ser um shameless plug, mas recomendo "este" post:
Trocando para um mac

;)

Dentro em breve conto ver algumas dúvidas tuas em Mailing List 'O Correio dos Outros'.

 
At 7:16 da tarde, Anonymous manuela said...

É bonito!
Daqui a pouco ja estás um expert!( digo eu porque nao faço ideia como funciona)
Fica bem :)

 
At 7:33 da tarde, Blogger Abssinto said...

Mais um convertido! Bem! Os Mac além de serem funcionais são belos. É o "Good Design" a abrir!

Enjoy.

 
At 8:03 da tarde, Blogger G.love said...

Gostei. Fantasticamente sedutor.

 
At 9:21 da tarde, Blogger Ricardo Henriques said...

Parabéns e bem-vindo sejas à comunidade Mac!

Após as dicas do "rm" pouco há a acrescentar.

Aconselho a visita à própria página da Apple, que ao contrário da Microsoft tens os resources todos necessários...até trailers ;)

Como indicado pelo “rm” podes suavizar a tua migração entre Sistemas Operativos ajustando as funções normais ao padrão Windows, por exemplo uma das maiores dificuldades é no Mac existir um botão no rato, aconselho o Apple wireless Mighty Mouse. Tens botões para dar e vender;) eu já me converti a um botão mas eu uso iBook.

A nível de software não sei o que usas, mas praticamente tudo o que tens existe para Mac. O que não há é porque há melhor ;) Podes continuar a usar o Microsoft Office (tens o Neooffice mas apesar de gratuito poderá ser uma dor de cabeça para novos utilizadores), como Browser aconselho o Firefox, a nível de som tens o iTunes (é tudo o que precisas) a nível de Vídeo tens o Quicktime, se tiveres problemas a ver algum codec podes sempre recorrer ao VLC (freeware). PDF o Apple trabalha com eles de raiz, até podes converte, mas podes recorrer ao Adobe Acrobat há mesma. A nível de .ZIP o Mac OS X também trabalha com eles de raiz, podes usar o StuffIt Expander mas sinceramente não aconselho.

Qualquer dúvida de funcionamento, disponibilidade de softwares que queiras usar…podes sempre postar que estamos aqui para ajudar.
Um abraço.

 
At 9:46 da tarde, Blogger Tino_de_Rans said...

Foi sem dúvida a escolha certa. Espero que te rendas a este mundo como eu.

 
At 8:39 da manhã, Blogger filipe pereira said...

A escolha acertada... Se um Pedro Ribeiro e um Windows (blaaaargh) valem muitas horas de boa disposição e garantia de qualidade, agora com um Mac, ninguém o pára! Welcome to the real world... Mac user since 1998

 
At 8:53 da manhã, Anonymous Um Bill Gates ciumento!!! said...

Ai ele é assim ó Xor Pedro??? Deixa tare que a bingança será terrível!!! Os meus gaijos já estão quase quase a lançar a Caixa de Pandora para os "maças"... Nem sequer cidra ou empadas farás do teu!!! MUAHAHAHAHAHAHAH!!!! (riso mefistofélico, entenda-se!!!)

 
At 10:48 da manhã, Anonymous  said...

Com tanta publicidade fiquei tentado a comprar um tb...devias pedir um chequezinho á marca.

 
At 11:13 da manhã, Blogger Lídia Amorim said...

parabéns!! boa escolha!!

Ainda nao tenho uma maquina ultra-poderosa como essa, por isso nao poderei dar dicas, mas depois conto com as tuas quando tiver a minha! ehehhehe jokas e uma boa semana!

 
At 11:17 da manhã, Anonymous Tuaregue said...

é ver, é ver, agora já és o gajo cool.
hehehehe

http://www.apple.com/getamac/

 
At 11:57 da manhã, Blogger tuBo em cima said...

Boa Pedro!
Ninguem te recomendou pastilhas para os nervos de um rato só com um botão?! Prepara-te!
c

 
At 2:03 da tarde, Anonymous Miguel Silva said...

Mas o rato já não é só de um botão, vem com dois (esquerdo e direito) sensíveis ao tacto, uma rodinha e botões laterais :P

Parabéns pela compra Pedro!

 
At 3:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bela Merda que compraste

 
At 3:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Parabéns Pedro, como profissional há 9 anos em Publicidade, acho que foi uma escolha bem feita.
Não questiono a guerra entre Pc's e MAc's porque não faz sentido.
Tanto que o "recheio" do Mac é agora feitos pelos Pc's.
Trabalho com um G5 mas acho que seria máquina demais para o teu uso. Boa escolha e espero que gostes, e fiques fãn.
Um abraço. André.

 
At 3:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ah esqueci-me em relação à boca dos ratos:
A Apple desenhou até hoje os ratos, mais geniais a nível ergonómico, e em relação a ter uma só tecla é como ter duas.
Se os ratos não fossem muito bons como é que nós publicitários aguenteriamos 12, 14, 16.....horas de trabalho por dia?
Um abaraço. André.

 
At 3:25 da tarde, Blogger vera said...

Não te conheço mas dou-te os parabéns! Eu quando comprei o meu iBook fui contra tudo e todos mas hoje sou uma pessoa feliz e nem por isso mais frustrada ou nervosa. Até os meus amigos adoram o meu branquinho. Se alguma vez precisares de alguma ajuda que eu possa dar, sendo que já tenho o meu mac há mais de dois anos, é só dizer... e se não puder ajudar indico quem possa! Mais uma vez parabéns, sobretudo pela coragem... não é fácil ser uma minoria! :)

 
At 5:54 da tarde, Anonymous Alfredo Matos said...

Acho que foi uma boa escolha, mas.....dá uma vista de olhos a este video sobre o Mundo Mac rsssss

This is a hillarious "mockumentary" about the a Mac OS and how it is SOOOO user unfriendly .... and his surprising confession at the end.

http://rapidshare.de/files/30939042/SwitchFromMac.rar.html

Enjoy!

 
At 5:55 da tarde, Blogger Dinai said...

Como dizia outro Mac: It Can be only one. Join the Gathering!

 
At 2:47 da manhã, Blogger Zeist B Skool said...

bonitinho ... mas caro para o que é ! a maior parte das pessoas q compram mac é por ser moda ! eu ainda agora comprei um novo portátil da toshiba ( o meu 3º ) e n trocava por nenhum mac. e n me venham cá com a estabilidade ! o XP é tão estável como o OS X ! além disso é muito mais fácil arranjar programas piratas ... é como o iPod. Tem um som anémico, mas é um sucesso ...

 
At 2:59 da manhã, Blogger Zeist B Skool said...

eu sou designer e o pc faz tudo o que o mac faz e sempre mais barato para a mesma equivalência de resultados. n me venham com essas cenas de publicitários ... é como ser contrapoder. é sempre mais trendy, mas a verdade é que a maior parte das pessoas que compram mac's n percebem de computadores, se n compravam PC's. é cagonice pura.

os apple agora aceitam o Windows, pois só assim podiam sobreviver. Isto porque as pessoas compram porque são bonitos, mas havia sempre essa racionalidade na mente das pessoas que eles tiveram de eliminar.

para mim ser bonito n chega, se não tinha comprado um vaio em vez de um toshiba ...

a questão é mesmo o que uma blogger disse acima ... é ser-se de uma minoria, para parecer diferente, mas n é uma compra racional.

mas até vos compreendo ! os bichos são bonitos ! se fosse para ver a net, ler uns mails, carregar umas músicas no meu sony mp3, e escrever umas coisas tb escolhia o portátil da mac, mas como preciso de trabalhar nele nada bate o pc.

é como a histeria em torno do firefox ... o explorer 7 é MUITO MELHOR q o Mozilla( que já usei ...) mas como o IE7 é da Microsoft ( esses malandros ... (ironia )) vai de dizer mal ... não há paciência

 
At 7:15 da manhã, Blogger P said...

Sempre achei incrível a maneira como muita gente desata a discutir inflamadamente esta guerra Mac-Microsoft. Eu não percebo nada de informática, mas nada me move contra o universo Windows. Opto agora por umm mac porque, basicamente, quero mesmo experimentar algo diferente, sem ter as chatices do tipo "não posso instalar o service pack 2" porque, por qualquer razão obscura, assim fico sem ligação á net. Confesso que estou farto da lentidão e dos bugs dos PC's, mas não partilho nenhum tipo de fundamentalismo nesta coisa das informáticas. E como não quero o computador para trabalhar (no trabalho tenho um PC), mas mais para mails, musica, fotografias e texto...a mac will do fine. Obrigado a todos pelas vossas dicas. Quando a máquina chegar e á medida que me for habituando a ela, darei noticias. Mesmo que seja para dizer que tenho saudades do Windows... :-)(mas não creio que isso vá acontecer , sinceramente ;-)

 
At 6:23 da tarde, Blogger João Marques said...

"Opto agora por umm mac porque, basicamente, quero mesmo experimentar algo diferente, sem ter as chatices do tipo "não posso instalar o service pack 2" porque, por qualquer razão obscura, assim fico sem ligação á net. Confesso que estou farto da lentidão e dos bugs dos PC's, mas não partilho nenhum tipo de fundamentalismo nesta coisa das informáticas."

disses-te tudo!
é por isso que tambem vou para mac, mais propriamente mac book

 
At 11:02 da manhã, Blogger BM said...

ora então parabéns. Optima escolha! eu trabalho nas duas plataformas (pc e mac) mas prefiro, de longe mesmo longe, o mac!

gosto muito do teu blog. sou um visitante assiduo.

e tb de rever as conversas ribeirinhas! ;)

 
At 3:29 da manhã, Anonymous Filipe Cruz said...

Excelente compra!
Dois pontos essenciais:

1. Quase perfeito para trabalho editorial e gráfico(neste confirmo por experiência própria).

2. Nunca haverá tendência para "minar" com jogos, pois são raros os que dão. Por outro lado, não fazemos milagres por isso podemos sempre lá por o CM. :)

Enjoy it!

 
At 12:01 da manhã, Blogger dKin said...

Estou de momento num... Ainda me perco por aqui, mas com jeitinho vai lah!

 

Enviar um comentário

<< Home