sexta-feira, julho 21, 2006

Nada a fazer?

Olhando para as imagens da destruição de Beirute, parece que o tempo nunca avançou, e nunca avança, por ali. Podia dissertar sobre as culpas de todos os lados desta tragédia, mas olhando para a História só concluo que não há inocentes, só culpados, parece que desde sempre. E que a única coisa próxima de uma certeza é a de que...isto nunca mais pára. Mas depois de ver um país erguer-se das cinzas, e começar a gatinhar no mundo da normalidade da paz, vê-lo de novo a ser arrasado aos poucos, sob o peso de uma ofensiva militar é...demolidor para qualquer ideia de esperança no futuro.
Aquilo não se resolve nunca. Vi agora na BBC um habitante de Beirute a dizer que, de cada vez que o aeroporto de Beirute é bombardeado, sai á rua para ver de perto. "É como o Mundial" dizia ele, a rir (!).
Está tudo louco, não há esperança nenhuma. Nem palavras.

20 Comments:

At 5:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

eu vejo inocentes... muitos a morrerem com bombas em cima...

 
At 5:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Se fosse só o líbano vs israel... O mundo está em polvorosa. O que é que vai ser da espécie humana? O que vai ser do planeta? O que vai ser da natureza, dos animais, dos insectos, das plantas, dos oceanos, das montanhas (essas talvez permaneçam...)?? Parece-me td muito negro... Mas não baixar os braços! Cada um dá o seu pequeno contributo no seu próprio quotidiano e nunca se sabe. Como diz o poema "sempre que um homem sonha, o munda pula e avança!" Continuemos a sonhar...

 
At 5:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

onde sozinha a caminho de casa, pensava exactamente nisso p. NESTA GUERRA TODOS SÃO CULPADOS (menos os inocentes que nela morrem)...

 
At 5:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

*ontem (ai a dislexia)

 
At 6:19 da tarde, Blogger PM said...

Aquela terra anda em guerra desde o principio dos tempos... Basta ver os relatos do Antigo Testamento, do Novo Testamento (lembrem-se de "A Vida de Brian"...), as Cruzadas, a ocupação turca, as colonizações francesa e inglesa, o nascimento do estado de Israel, and so on, and so on...

Este é um problema que, infelizmente, não tem solução à vista e quem sofre são sempre os simples cidadãos que apenas querem continuar com o dia-a-dia.

 
At 6:25 da tarde, Blogger carla said...

Gostei do ponto de interrogação no título...

 
At 9:15 da tarde, Blogger Crezia said...

Também tenho a sensação de que "isto nunca mais pára". É triste, é estúpido. What's the point? É por todo o lado. Há sitios que parece que não passam de ruas de terra batida com pessoas a disparar, a matar e a morrer. Não posso perceber.

 
At 12:52 da manhã, Blogger Autor said...

Mau demais para se conseguir compreender...

 
At 1:37 da manhã, Anonymous Anónimo said...

A fazer será com resultados a muito longo prazo. Terá de ser feito, seja o que for, logo na Educação, como em tudo. Sei que já há alguns esforços por parte de algumas instituições locais(que tratam de traumas de guerra, que cultivam o amor em vez do ódio muitas vezes transmitido pelos próprios familiares), mas são infimos perante o cenário. Sugestão(zinhainha): correspondência entre escolas nossas com escolas de meninos destes países. Criar a discussão postiva entre os povos logo de pequenos. Com base no conhecimento exterior e numa educação virada para o amor e para a solução, num futuro longinquo, talvez seja mais dificil no interior de um individuo de um povo devastar outro.

 
At 3:40 da manhã, Blogger Tino_de_Rans said...

Nesta guerra, tal como na do Iraque, a perspectiva do Ocidente é que o invasor aqui é que é o coitadinho...isso é que mete raiva.

Nunca mais inventam a bomba k vai lá pelo cheiro a caril...

 
At 10:07 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Gostam de se matar, não os percebo...

 
At 11:51 da manhã, Blogger mega said...

'é como o mundial?! irra, dessa não estava mesmo à espera!!!.. só uma pergunta: com ou sem zidane?'

 
At 3:17 da manhã, Blogger PAH, nã sei! said...

não andarão a chamar "irracionais" às espécies erradas? cada vez mais tenho a certeza que, humano = irracional!

 
At 8:28 da tarde, Blogger *alma de poderosa* said...

ha muito k se pode fzr..a começar por não compactuar mais com a hipocrisia americana..pk sim eles têm a sua quota parte nisto..ou pensam k se fosse o libano a atacar israel e n o contrario jah n estavam la mil e kinhentos militares made in USA p acabar com akilo k eles denominam de "violação dos direitos humanos"..pois pois..tretas..é tudo a mesma cambada..nem eles próprios sabem pk andam em guerra..ou melhor sabem mas não admitem..ou kerem k eu acredite k é td por causa d dois soldados israelitas? se fosse assim jah meio mundo islãmico andava a ser atacado pelos isrelitas..
sinceramente não tenho nada contra eles e os inocentes é k s0frem sp..mas israel sp teve petulância a mais..axam k têm direito a tudo..até mm dp d invadirem a terra dos outros..mas enfim..
Os islâmicos suicidas é k são malucos..Mas serão assim tao malucos cm os fazem parecer?..ou os malucos somos nos por termos tanta pena do paìs do Rei David??

 
At 12:10 da manhã, Blogger Sir said...

Ralmente, tá tudo louco. Então a guerra compara-se ao Mundial? Vê-se mesmo que em Beirute não há TvCabo.

 
At 1:19 da manhã, Blogger Zlatko Zahovic said...

O homem tem partes que nem o 666 sonha...

 
At 2:28 da manhã, Anonymous Anónimo said...

É realmente mt triste ver a quantidade de pessoas que morrem, sem sequer perceberem ou saberem porquê. Qt ao Sr. que se ri e compara a guerra ao mundial; vejam nesta perpectiva;a frieza que se é obrigado a ter, depois de passar por n conflitos, em que há volta se vê milhares de pessoas a morrer, deve ser devastadora e ao mesmo tempo necessária ... para conseguir continuar a "viver". Não sei, quero acreditar que seja mais por aí.

 
At 1:14 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Para o habitante de Beirute só duas palavras.
GANDA MALUCO!!!
Hasta la vista
Pn

 
At 12:43 da tarde, Blogger Tiago Franco said...

Eu tento encontrar uma resposta, uma justificação, algo que pareça ter sentido. É como procurar o inicio de uma circunferência...

 
At 11:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

nao censuro esse senhor... eles já estao habituados a estar no meio dos tiros de tipos que nem sequer sao libaneses, qu já nem devem ligar! mas os "danos colaterais" sao sempre os que mais sofrem

 

Enviar um comentário

<< Home