quinta-feira, julho 27, 2006

Já?

Estou a ver o Benfica com o Sporting. Ao intervalo estamos a perder. Não jogamos um cú, basicamente. E o que é absolutamente extraordinário é que o Benfica arrasta-se em campo. Parece que está no final da época. Uma equipa precocemente cansada. Ou de natureza lenta. Quase parada. Parece que ainda estão a fazer o aquecimento...Deve ser isso.
(Já dei comigo a dizer: Ò Santos, mete o Simão!)

No fim 0-3

As equipas são normalmente a imagem do seu treinador. E esta equipa do Benfica parece ser isso. E também vítima do equívoco Rui Costa. Parece-me desde a primeira hora que ele, apesar de toda a sua valia, pode gerar um engano fatal: pensar-se que um 10 à antiga pode fazer funcionar uma equipa, uma época inteira, 90 minutos por jogo. Não pode, a menos que tenha uma retaguarda de dois médios que sustentem o equilibrio da equipa sozinhos. Como Katsouranis e Karagounis não podem assumir tamanha tarefa, a presença e participação táctica de Rui Costa no jogo acaba por desiquilibrar todo a equipa, deixando-a, sempre, à toa. E lenta. Assustadoramente lenta.
Frente a uma equipa do Sporting com menos tempo de trabalho, e com alguns jovens desconhecidos, o banho táctico do Paulo Bento ao seu antigo treinador foi confrangedor. Que grande arraso. Infelizmente não espero nada de bom desta época. O Benfica tem alguns bons jogadores, mas se em plena pré-época já não há dinâmica nenhuma, nenhum entusiasmo, nenhuma garra, zero ideias, nada que se pareça com uma identidade...estamos mal. Olha-se para o Sporting e o FC Porto e percebe-se, desde já, uma coisa: Há ali uma ideia, uma filosofia de jogo, uma atitude de ambição baseada em trabalho e solidariedade dentro do campo.
O Benfica não tem nada disso. Já sei que os fanáticos consócios me vão arrasar e acusar de ser derrotista, mas é isto que eu penso: esta época vai doer, a menos que alguém tenha a coragem de pôr o Rui Costa a jogar para a equipa e a sacrificar-se por ela, o Karagounis idem, em vez de passearem a sua elegância no campo.
A menos que se ensine aos defesas centrais que fazer cara de mau não chega para travar avançados.
A menos que se ponha o trio Rui Costa-Karagounis-Katsouranis de acordo sobre um aspecto: é preciso correr, sim?
Isso não ganha jogos de pré-época, quanto mais campeonatos. E não dou nem três meses para aqueles que se babaram com a chegada do 10, estarem a carpir a mágoa de já não ter o único jogador que podia fazer a diferença nesta equipa...o 20.

35 Comments:

At 10:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Estou desiludida pelo Benfica nao estar sequer a jogar... Anda mesmo a arrastar-se pelo campo... Quanto ao Simão: só faz falta quem está...
Vamos ver como é que isto acaba...

 
At 10:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tem calma.
Isso ainda não é a sério pois nao?

 
At 10:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Calma Pedro!
O Benfica só tem 11 dias de treinos a mais que o Sporting...
Dá tempo ao tempo, vais ver que na segunda parte melhora com as entradas de Petit e Luisão, já para não falar na quebra do SCP que ainda está de férias!

;-)

PS: gosto muito de te ouvir na rádio! És um gajo porreiro apesar de benfiquista. hehehe

 
At 10:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pá... começou agora a segunda parte e o malandro do Yannick voltou a fazer das dele...
Lamento! Aquele puto não tem respeito...

 
At 11:43 da tarde, Blogger Domingos Patena said...

Dizia agora a um amigo que se o Benfica fr jogar assim a pré eliminatória da Champions, e for jogar assim o campeonato, quando chegar a Janeiro já só está a cumprir calendário. Não se nota ideias, força física, disciplina táctica, nada nada... Veremos

 
At 11:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Parece que estou a ouvir o Ricardo Araújo Pereira na sua brilhante interpretação no "rap dos matarruanos":

"Mas qué isto...?! Vai Djaló, vai djaló vai..." ehehehehehehehehehe

P.S- e um lateral direito, não? pergunta a outra vez à Pinhão se o Nélson (ainda!) é melhor do que o Miguel...

 
At 11:58 da tarde, Blogger lady.bug said...

Isto foi só um aquecimento...

somos Benfica
somos Paixão...

Isto vai melhorar ;)

 
At 11:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sinceramente ainda não sei bem o que escrever. A exibição (e o resultado) arrepiou. Foi tudo muito mau. Mau demais. Notou-se perfeitamente que a equipa estava (bastante)cansada.
"A menos que se ponha o trio Rui Costa-Karagounis-Katsouranis de acordo sobre um aspecto: é preciso correr, sim?" Concordo plenamente com a tua frase e acho que esteve aí o grande pecado. Aquele meio campo andou parado.
O que o Benfica irá fazer passa muito por Petit - Katsouranis - Karagounis - Rui Costa (naquele losango penso que serão estes os quatro titulares, ate porque as alternativas sao: Beto, Diego e Nuno Assis), se o quarteto funcionar poderá o Benfica fazer algo de bom...
Já agora, convém que Luisão volte à sua segurança habitual e que se resolva o problema do lado direito, hoje Alcides esteve mal (bem, mas isso estiveram todos), e depois o Nelson...
Abraço

 
At 12:19 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Soemente 4 palavras: Estou completamente de acordo.

 
At 12:27 da manhã, Blogger biodesagradaveis said...

Uma análise, simples, realista, cuidada .. mas devo dizer, que embora seja do sporting, isto ainda está muito no incio ! é preciso ter calma ... eu que o diga :p ...
Não me atrevo a dizer " Fica bem " pq so "te" conheço da televisão. Fico-me pelas,

Saudações Leoninas

APC

 
At 4:04 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O incrivel nisto tudo é o Vieira dizer que "temos um excelente plantel, estou contente com ele e acho que o treinador também". Na baliza temos três e ao fim não temos nenhum, ele ainda não se decidiu. Na defesa não temos lateral-direito em condições de ser titular grande parte da época sem nos assustar. Se o Léo se lesionar não temos ninguém, vai ter de andar o Ricardo Rocha ou Nélson a tapar buraco fora do lugar. Centrais até que escapam se estiverem concentrados. Petit, é sempre Petit, mas já afirmou que gostava de tentar o estrangeiro, não será um jogador que está contra a vontade? Diego parece ter valor, mas não acusará a camisola? Katsouranis, parece bom e de ideias esclarecidas, mas não me parece um trinco para limpar a casa, parace-me um médio-centro de transição. Karagounis é util, tem rasgos de génio, mas tanto é brilhante como miserável... tem de ser mais regular. Rui Costa, para já tem mostrado querer, muita vontade de corresponder, mas não é o Salvador. Miccoli é o nosso craque, mas também consegue fazer jogos apagado. Mantorras, é util, mas quando sai do banco. Nuno Gomes, tem dias em que joga... outros dias dança. Marcel... não percebo como já representou o Brasil, carta fora do baralho. Beto, nada a dizer, outro que tal. Manu e Paulo Jorge são bons extremos, mas não o suficiente para uma champions (mas também a jogar assim nem a pré-elimanatória passamos), temos de dar o benefício da dúvida. Haverá outras coisas a referir dos jogadores mas não quero alongar muito isto. Fernando Santos, se não trocar o sistema de jogo ou então se não mudar nada a nível de mentalidade não vai haver kikin que nos valha.

Saudações

 
At 6:49 da manhã, Blogger Tiago Franco said...

Só vi hoje quando cheguei ao trabalho.
Nem queria acreditar!
Cambada de coxos...

http://albarcuel.blogspot.com/2006/07/o-nando.html

 
At 9:28 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Pelo que vi ontem o meu clube tambem não fez muito melhor na holanda ... espero sim senhor que seja mesmo a pré-epoca ...

Um abraço

PS - Como diria o velho capitão "... o meu coração só te UMA cor ... o azul e branco ..." ehehehehe

 
At 10:18 da manhã, Anonymous Anónimo said...

N vi o jogo. mas o resultado parece-me mau... muito mau...
já disse q ia de férias? VOU DE FÈRIAS

 
At 10:32 da manhã, Blogger Psipsina said...

Plenamente de acordo, foi uma tristesa ver o jogo no meio da lagartagem!

 
At 10:35 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Eu não vi o jogo de ontem com atenção e tambem não li o teu post com quase atenção nenhuma, mas o final despertou-me atenção. A entrada do numero 10 obrigava a saida do nº 20?

 
At 10:48 da manhã, Blogger Maria H said...

Pois pois...triste, muito triste! Só chateia é ver os lagartões a passearem-se de peito inchado, sim isso é que chateia. Ó pá ao menos só para não se rirem de nós! Mas enfim, não há-de ser nada...ainda está no início. esperar para ver, embora não esteja nada confiante. Ó rui deixa lá de fumar para ver se consegues correr mais um bocadinho...!

 
At 11:42 da manhã, Blogger maria inês said...

Pois eu cá gostei do jogo de ontem! Pareceu-me que a equipa leonina apesar de ser bastante jovem tem lá o que é preciso, garra!De qualquer modo não faço prognósticos, que esses ao contrário dos 3-0 de ontem não me têm favorecido...


Ps: E para que não haja dúvidas --> saudações leoninas, lagartagem on top! ;)

 
At 1:25 da tarde, Blogger Sir said...

Dizes tu, e bem, a equipa é a imagem do seu treinador. E de facto ontem viu-se um Benfica apático, inerte, sem vontade. Que saudades da garra que o Camacho incutia nos rapazes!

Foi um glorioso a menos de 50%, muito foleiro. Por isso, o melhor a fazer é esquecer, e esperar que isto nunca mais se repita. Aquele meio campo, com Petit e Katsouranis juntos vai rolar diferente. Os dois médios interiores não têm funcionado.. não conseguem formar um meio-campo com boa circulação de bola, nem fecham as alas, que mais parecem auto-estradas. Mas esta táctica demora a implementar, e o Esportxi já leva um grande avanço nesse aspecto. Daí não haver aquele fio de jogo.. é o que dá mudar de treinador todos os anos!

Saudações benfiquistas

 
At 2:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

pois é...mas o 20 o ano passado só jogava bem na liga dos campões e agora na selecção...não sei porquê...se calhar era para se mostrar ao mundo para ser comprado e jogadores contrariados não obrigado.

slb...slb
saudações gloriosas e eu ACREDITO sempre

ilda

 
At 2:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"E não dou nem três meses para aqueles que se babaram com a chegada do 10, estarem a carpir a mágoa de já não ter o único jogador que podia fazer a diferença nesta equipa...o 20."

E está tudo dito.

 
At 3:00 da tarde, Blogger SusumuBenfica said...

Bem estou a ver que vou rapidamente actualizar a lista de flops no Blog... Foi mauzinho de mais...

 
At 4:34 da tarde, Blogger Miguel Valadas said...

Jurei a mim mesmo 3 coisas:
Não comentar post sobre futebol
Não comentar post sobre o benfica
Não comentar post do P.RIBEIRO
(Ok este´era mentira)

No entanto,os 2 primeiros são verdade, e como já perceberem acabo de quebrar um jura, o que para mim é grave.

Mas não resisti, simplesmente pq pela 1º vez concordo com um comentario/opniao do P em relação ao BENFICA, ou melhor pela 1º vez o P concorda com a minha opnião.

O BENFICA NAO JOGA NADA

 
At 5:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Muda de clube , é o melhor que tens a fazer *

 
At 5:47 da tarde, Blogger nfbp77 said...

"...estarem a carpir a mágoa de já não ter o único jogador que podia fazer a diferença nesta equipa...o 20." Acontece que o 20, se excluirmos a champions, já não faz a diferença desde que foi campeão. Bastou começar-se a falar na saída que acabou!Uma vez que já não quer estar no Benfica, obrigado por tudo, boa sorte e até um dia!

 
At 5:53 da tarde, Blogger nfbp77 said...

Relativamente ao 10 também acho que não é ele que vai solucionar tudo (como alguns dizem) mas também não sou tão negativista como o Pedro: fazia falta ao Benfica um senhor que soubesse tratar a bola naquele meio campo. Esse senhor é o Rui Costa e é um regalo vê-lo de volta. Não é o messias mas vai ser muito útil.

 
At 6:10 da tarde, Blogger Sir said...

Até porque 20 ser dobro de 10 não é só mera coincidência.

 
At 7:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Transcrição da conferência de imprensa do novo ( e fantástico) reforço grego para a época que se aproxima:

"Na altura pareceu-me ver o Rui Costa lá ao pé do moreira e achei por bem passar-lhe a bola...tão a ver... para construir jogo... e passar... e receber... e rematar... e marcar golos (...) não, não! eu ali só lhes levo as bebidas, o resto é com eles, ninguém vos avisou?? "

(acerca do excelente passe para o local onde hipotéticamente terá visto o Rui)

 
At 8:11 da tarde, Blogger João Bizarro said...

Infelizmente concordo contigo Pedro.

 
At 9:53 da tarde, Blogger Soul, Heart, Mind said...

pois... espero que não estejas também a ver o jogo disto...
tal como tu, também acho que este ano vai correr mal... ai vai, vai.

 
At 10:20 da tarde, Blogger Just a blog said...

Pois é o teu SLB não jogou nada parece que ainda estam de férias mas por um lado é bom para ãssim poderem ver os erros e alterarem o que for preciso.
E para quando a decisão do caso "Mateus" será ainda este ano? polham os olhos em Itália resolveram em 3 semanas e eram clubes de topo

 
At 2:19 da manhã, Blogger Unknown said...

estamos mesmo mal... e hoje com o corunha... chalana a treinador!! concordas comigo?

 
At 10:31 da manhã, Blogger Rui Leitão said...

Ontem com o corunha ainda foi pior. Foram mais as confusões entre os jogadores do que jogadas de futebol.

 
At 9:19 da tarde, Blogger *alma de poderosa* said...

apenas uma palavra :Yannick!!

 
At 11:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Como benficista que sou, vou dar o beneficio da duvida.
Pronto ele (Fernando Santos)fica até ao NATAL!!!
Hasta la vista
Pn

 

Enviar um comentário

<< Home