sexta-feira, março 31, 2006

Efectivamente, sem moralizar.



Ouvi hoje pela primeira vez o disco de tributo aos GNR. Um disco da comunidade hip-hop tuga, o que é, já em si, uma ousadia. Não aprecio especialmente todas as versões, mas algumas são, para mim, muito boas. Dou comigo a pensar que este disco prova que há muito que o Hip-Hop português deixou de ser amador. Há grande som, e um altíssimo nível em algumas das versões deste tributo, ainda que compreenda que para muitos fãs das canções dos GNR , elas possam soar demasiado estranhas, pelo menos à primeira audição.
Eu por mim gostava de ver um outro disco de tributo, porque tinha curiosidade em ver como seria uma canção dos GNR pelos Clã ou pelos Xutos, por exemplo.
Mas neste Tributo entre o irresistivel groove de "Dunas" pelo Melo D, o "Bem vindo ao Passado" de sampler perfeito pelo NBC, o "Popless" - a minha canção preferida dos GNR - pelos Guardiões do Subsolo, há uma canção que me impressionou muito.
Xeg não se limita a fazer uma abordagem moderna e hip-hopiana ao tema "Pós Modernos" (originalmente no inesquecível álbum Psicopátria). Ele adapta o tema á actualidade, mantendo pois o espírito original da canção, com rimas que nunca são forçadas e saem todas no tempo certo. Numa altura em que a inspiração ou o fulgor parecem faltar aos actuais GNR, é bom perceber que o que fica mesmo, como sempre, são as canções.
O tributo "Revisitados 25-06", na passagem dos 25 anos de carreira dos GNR...ouve-se mesmo bem.
Efectivamente, sem moralizar.

11 Comments:

At 10:51 da manhã, Anonymous Anónimo said...

muito bom CD, tem faixas muito ricas outras nem tanto, mas lave apena ;)

 
At 11:33 da manhã, Blogger BlueAngel aka LN said...

Ouvi ainda muito pouco, mas não me agradou port aí além. provavelmente, o facto de não ser grande fã de hip-hop ajuda e muito. De qualquer forma, também gostava de ouvir um tributo aos GNR por outras bandas e músicos portugueses. Como fizeram com o Rui Veloso nos 20 anos de carreira dele. Deste disco saiu uma versão espectacular do "Chico Fininho" cantada pelos Xutos e uma do "Bairro do Oriente" pelos Clã que também é soberba.

 
At 4:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não querendo ser chato... Mas é só para corrigir um pequeno pormenor... O nome não é "Revisitados" é mesmo "Revistados"!
http://www.revistados.com/

 
At 8:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

o cd está mt bem conseguido...mt msm!
gosto mt da versao do dunas, esta mt modificada, ma genial...
bjs pedro
diverte.te

 
At 3:39 da manhã, Blogger TheCroW said...

Ja cá canta na bela da aparelhagem como máxima rotação... gosto particularmente do "Popless"!
Claro que gostar de HipHop tb ajuda, ate porque participam neste tributo, alguns dos, para mim, melhores MC's actuais... mas de qualquer forma, verdade seja dita: uma nova forma e , quanto a mim, optima aposta para homenagear uma banda como os GNR

 
At 12:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

aqui vai um comentario de alguem que nao gosta de hip hop

Como é o hip hop a moda,a´que fazer um tributo em hip hop

ainda nao ouvi nenhuma musica...vou rezar para que nao haja nenhum assassinio de musicas

 
At 7:50 da tarde, Blogger Cristina said...

boa dica, bom fim de semana:))

bj

 
At 8:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Como já foi dito e bem, hip hop agora é moda. "Hoje" foi a vez dos GNR, "amanhã" será de outro grupo qualquer.
GNR a par dos Xutos são dois dos grupos portugueses que sempre apreciei muito. Mas a ligação com hip hop, é estranha...

Gostei dos teus comentários hoje na Sporttv. Pela 2ª ou 3ª vez (pelo menos que eu tenha assistido) estás com o João Rosado a comentar, isso é optimo, já que, para mim, em termos de analisar jogos é o melhor que anda pela Sporttv. Ora, contigo a narrar/analisar e ele a complementar a análise, é uma dupla muito boa. Olha a TVI devia era ter comentadores como tu :D
(ahh pena, ou talvez não, foi o resultado, o empate... Mas, depois da vitória (do Manchester) o campeonato acaba por ganhar outro ânimo. )

Abraço

 
At 9:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

alguem se lembra do nome em portugues duma serie k deu ha uns anos na tvi.dum ex-jogador da nba k foi treinar uma ekipa dum liceu dum gueto kk americano??em ingles a serie chamavase WHITE SHADOW!!!

 
At 4:07 da manhã, Blogger Ana said...

Pois o nome é REVISTADOS e a capa está bem conseguida. Goste-se ou não de hip hop , achei esta ideia de tributo muito boa , pela abordagem diferente e porque também não tem piada nenhuma serem sempre os mesmos a fazer versões. E lá está , boas canções são sempre boas canções. Ainda há momentos , a caminho de casa , tocava no rádio do carro ANA LEE ... soube-me tão bem :) E já tenho saudades de estrada com esta boa gente do norte !

 
At 3:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Grande texto!
Confesso-me fã dos GNR já desde o álbum Rock In Rio Douro. Entretanto acompanho todos os lançamentos da banda e ouço o que estava para trás. É uma surpresa um CD de tributo assim. Em certos casos uma boa surpresa, mas há musicas que continuo a preferir a original. Sete Naves, Nova Gente por exemplo. Mas a minha música de eleição é sem dúvida NBC-Bem Vindo Ao Passado. Acrescentou aquilo que faltava ao original.
CD 5 Estrelas!!

 

Enviar um comentário

<< Home